Friday, May 01, 2009

Viveiro de bivalves em rota de colisão com a melhor zona para regatas em Cascais

In Público (1/5/2009)
Por Luís Filipe Sebastião


«ARH do Tejo assegura que aquacultura para mexilhões, ostras e vieiras não está licenciada e vice-presidente da câmara admite ter de se encontrar outra localização no concelho

O projecto para instalar um viveiro de bivalves numa área de 500 hectares no mar da costa da Guia está a agitar as águas em Cascais. O clube naval teme o desaparecimento do melhor campo de regatas do país. A autarquia e o promotor garantem que a iniciativa não será viabilizada à custa de prejuízos para a prática da vela.


O alerta soou esta semana no Clube Naval de Cascais, mas o processo já tem vários meses. A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo fez publicar, no Diário da República de 31 de Dezembro de 2008, um edital a informar sobre um pedido para o cultivo de moluscos bivalves em mar aberto, nas águas costeiras de Cascais, numa área de 500 hectares, com vista a uma produção anual até 50 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.
Um novo edital da Direcção Regional de Agricultura e Pescas, de 6 de Abril, dá conta de que a Zona Salgada-Aquaculturas requereu a instalação de uma exploração de bivalves ao largo de Cascais e que "todos os que considerem que o pedido" interfere "com os seus interesses" podem apresentar reclamações em 30 dias. Foi este edital que, segundo o presidente do Clube Naval de Cascais, José Matoso, lhe foi enviado pela capitania do porto de Cascais a 23 de Abril. Quatro dias depois receberia o projecto em apreciação na ARH.

Fim da vela em Cascais
"Se este projecto avançar acaba-se com a vela de alta competição em Cascais", frisa o responsável do clube naval, explicando que "o melhor campo de regatas, que deu fama a Cascais, fica precisamente na zona da costa da Guia, que coincide com a implantação projectada para os viveiros". José Matoso assegura que, para além do campo ao largo da praia do Estoril, condicionado como zona de fundeamento afecta ao porto de Lisboa, a área da Guia "é uma das melhores do mundo" para a prática da vela. Exagero? A zona não só é a mais utilizada nas muitas competições internacionais organizadas no nosso país, como serviu de palco para as regatas do ISAF 2007, que trouxe a Cascais as classes olímpicas de vela, e também fez parte da candidatura portuguesa finalista à America's Cup, que acabou por se realizar no Verão de 2007 em Valência.
"Do ponto de vista náutico é, como alguém disse, o mesmo que plantar um batatal no meio do relvado do Estádio Nacional", ironiza José Matoso, que salienta o impacte da náutica de recreio em termos de receitas turísticas para a costa do Estoril. Por isso, o clube naval vai comunicar a sua oposição à localização, apoiado no testemunho de uma dúzia de velejadores com experiência internacional.
Miguel Lacerda, velejador e mergulhador, considera que o projecto "é um autêntico disparate, poderei dizer mesmo um crime". Num parecer enviado à entidade responsável, o colaborador em arqueologia subaquática contesta a implantação de uma estrutura numa zona com muito para estudar no campo arqueológico e classifica como "inacreditável e inconcebível" a ocupação "de um dos melhores campos de regata a nível mundial". Além disso, alerta que, apesar da sinalização prevista, o local será "uma ratoeira" para a navegação.
"Vemos o projecto com grande interesse, mas desde que não choque com outras prioridades do concelho", comenta o vice-presidente da autarquia, Carlos Carreiras, que reconhece a mais-valia da vela, admitindo que "vai ter que se encontrar uma solução, embora também não se queira perder esta iniciativa".

Cerimónia para lançamento da primeira bóia em Julho

Coordenador do projecto promete "não fazer nada contra as pessoas"

O Cluster de Bivalves de Cascais (Clubic) já tem programado o lançamento da 1ª Bóia, em 15 de Julho, com a presença de nada menos do que cinco secretários de Estado, para assinalar a Nova Economia do Mar e apresentar o Estudo de Sustentabilidade Global, em que assenta o projecto da Zona Salgada.
Pedro Sarmento-Coelho, coordenador do projecto, assegura que "não vai fazer nada contra as pessoas" e mostra-se disposto a encontrar uma solução que não inviabilize o campo de regatas da Guia. O também presidente da Associação de Aquaculturas de Portugal lamenta que o Clube Naval de Cascais não se tenha mostrado interessado em participar nos contactos que terá efectuado anteriormente para aferir da viabilidade do projecto e refuta que este coincida exactamente com a área de desportos náuticos.
O Clubic, com um investimento de quase 30 milhões de euros, criará 54 postos de trabalho directos. Os viveiros consistem em 20 blocos, a uma milha náutica da costa, entre a marina e o emissor submarino da Guia. As estruturas submersas (long-lines), presas ao fundo, são mantidas a cinco metros do nível do mar através de bóias. As cordas (para o mexilhão) e as lanternas (para as ostras e vieiras) ficam suspensas até 12 metros de profundidade.
Sarmento-Coelho acrescenta que a área científica encontra-se ao largo de Sagres e Cascais será a primeira zona comercial. Adianta ainda que estão em estudo mais seis locais para instalar viveiros do género: no Norte, Centro, Alentejo e Algarve. O único projecto que estará mais avançado será em Portimão/Lagos, para uma área de dois mil hectares.
Outros viveiros, de outro promotor, estão previstos para a zona da Ponta do Sal (São Pedro do Estoril). A vice-presidente da ARH do Tejo, Simone Pio, confirma que o projecto "do ponto de vista ambiental não apresenta problemas", mas que o licenciamento só ficará concluído após os pareceres da Agricultura e Pescas (favorável) e da autoridade marítima nacional, sobre a sinalização e segurança. L.F.S.»

Um assunto sério. Vindo do Sr. Ministro, fico já de pé atrás. Cascais não pode ficar a dormir ... Essa insistência tola que nos querem fazer crer de que Cascais tem que ser um pólo industrial do que quer que seja é altamente duvidoso, obscuro e inapropriado, especialmente em ano de eleições.

7 comments:

J.N.Barbosa said...

Ficamos a saber que já está marcada a cerimónia de inauguração com a presença de cinco secretários de estado mesmo antes de o empreendimento estar autorizado! Pelos vistos as entidades ligadas ao mar serão consultadas no fim, como é timbre deste país de marinheiros.

Teresa said...

Mas será que o unico sitio possivel para estes viveiros é exactamente em cima do campo de regatas???
Não haverá maneira de coexistirem as 2 valências? É sabida a importância dos desportos nauticos em Cascais. Vão eliminar a possibilidade de regatas em prol dos bivalves?

Fernando Boaventura said...

O Edital está afixado na vitrine da C.P.Cascais, bem escondido da maioria da população como era de esperar, pois a maioria que ali vai é para pagar multas, tratar de papeis de embarcações e pouco mais. Quase ninguém lê o que lá está afixado. A área onde pretendem colocar os tais viveiros (a 1 milha da linha de costa (1852mt.)para além de ser uma zona de referencia para os campos de regatas é também uma área de tráfego maritimo diverso, zona de pesca de recreio e profissional.
Para além desta área, fala-se também numa outra perto de S.Pedro do Estoril. Coincidente com a entrada da Barra Norte do Porto de Lisboa e também perto da área Protegida da Bafureira na Parede. Porreiro Pá!

Anonymous said...

Mas será que está tudo parvo e cego?
Já lixaram bem Cascais e a Costa do Estoril, com o fim da Junta de Turismo.
Agora querm dar a machadada final, é?
E que dizem as autoridades Cascalenses???

Anonymous said...

Quantas regatas internacionais foram feitas em Cascais nos últimos anos e na zona onde se vão produzir Bivalves? alguém sabe? em 2007 a regata que alí se realizou deu prejuizos de mais de 10 Milhões de Euros. É disso que Portugal precisa? Se alguém quer investir porque não saudar !!! Há assim tanta gente disposta a investir para exportação em Portugal? Acho muita piada a esta gente que está sempre contra tudo , mas que não fazem nada mais que fazer vela. Eu faço vela há mais de 20 anos e nunca fui para alí, portanto a mim não me prejudicam nada e veleiros a passar naquela zona tenho a impressão que já vi um, uma vez!!!
Deixem-se de merdas, já chega a oposição para estar sempre contra tudo.

DS

Anonymous said...

Sou de uma família de velejadores,temos veleiro,fazemos regatas.
O sr José Matoso deveria era dizer quanto pagámos todos pelos prejuízos da competição internacional de 2007,será que tem receio que o clube naútico feche!!!.O turismo na Costa do Estoril,está estatísticado que pouco tem a ver com a vela.
Pessoas,empreendedoras, com coragem
e capacidade de desenvolverem e apresentarem ao país grandes projectos, que no futuro próximo,nos beneficiem a todos,quantas temos 1- 2- 3 ?
Deixem-nos trabalhar!!!
Desenvolver o país é negativo e maldoso para muitos infelizmente.
Ou porque há uma pata roxa,talvez quem sabe um tubarão que poderá desviar a rota e ainda 3 regateiros e 6 mergulhadores maldizentes,que para se divertirem ,não faltam fundos mar, ventos e boas rotas para velejar, mas necessário mesmo é ser do contra !!!!!
O sector das pescas neste país
quase que terminou, pf deixem aos pescadores outras alternativas
de trabalho e sustento.
Deixem o país ir para a frente! Deixem que o mar produza com outra tecnologia, alimentos.
Analisem, leiam como eu o fiz,o n/ projecto e já agora o de outros países.
Parem, de dizer mal de tudo e de todos e fazer insinuações maldosas.
Vamos ter, tenho a certeza, o n/ espaço, para brincar aos velejadores,mergulhadores e passeios marítimos e a pata roxa não vai morrer por ter a companhia dos bivaldes, mas sim porque é só uma, ou quem sabe 2...?

AGUAVIVA

Anonymous said...

Ainda sobre aquacultura oceânica de bivalves em Cascais
Continuo a ler os comentários, sobre este tema, e que triste que
eu fico com a gente da minha terra!
Sou uma cidadã, comum, nada tenho a
ver com o negócio de bivalves.Preocupo-me e muito com o nosso país que nada tem a não ser um futuro negro.
Quando, leio sobre o clube náutico de Cascais que escrevem que o futuro da sua terra depende da tradição, da vela rio-me para não
chorar e pergunto Sr Presidente da Câmara Municipal como não publica
para consulta pública a verdade dos
números.
Prejuízo da American Cup 2007 os milhões que pagámos todos, qual a percentagem de turismo trazido pela vela o Sr. tem os nºs reais,
diga-lhes para publicarem, nos mesmos jornais aonde mandaram publicar as notícias negativas sobre bivaldes. Sabemos todos quem são os barões da vela em Cascais e os seus meninos ricos.Que gritam bem alto o mar aqui é nosso,quem manda aqui somos nós.
Os pobres, continuem a sê-lo, quando não tiverem de comer, morram, não nos fazem falta nenhuma!
Por favor Sr Presidente, não se deixe pressionar, apesar de as eleições estarem à porta, pense nos pescadores e as suas famílias, a morrerem de fome, pense em nós todos e como vai ser importante para a autarquia de Cascais e para a sua economia (também para a do país)o desenvolvimento da economia
do mar, ler jornal expresso de 17-5
caderno negócios documento do governo sobre este tema e a sua importância no futuro.
Pareceme-me que os mergulhadores
não irão ser prejudicados pois a fauna marítima aumentará como noutros países já se provou.
Os srs. arqueólogos que não têm verbas, para estudos visitas e recolha (se os houver) artefactos arqueológicos,....mas cuidado srs.
porque se os houver são dos barões e dos seus meninos da vela porque
o mar é deles e só DELES, e poder é poder!!!
Quantos navios estão fundeados naquela zona? 6,7,8? Com tesouros? Esqueletos de escravos, ou simplesmente nada? Já perguntaram
a quem de direito, para antes de
dizer não ao projecto, alguém paga o estudo e as visitas da procura.
Lembro-me, quando foi o projecto
da marina a tinta que correu a dizer não.Mas tantos barões,tantos meninos ricos e os seus iates para ancorar....a coisa passou e hoje é um bem adquirido apesar de estar quase na falência.
Faltam-nos empreendedores,falta-nos gente, com capacidade de arriscar tudo num projecto desta envergadura, que como li gastou milhões em estudos de mercado, localização,sustentabilidades diversas, estudos transparentes,consultas prévias a todos os organismos e até ao clube naútico pediram parecer em Outubro de 2oo8, nem uma simples frase obtiveram de resposta...dizem-no em toda a sua informação.
Mas, agora escreve-se "Negócio escuro", "Comem todos da mesma gamela" etc,etc.
Não, estão habituados,a gente nova,com capacidade de trabalho
e de projectar o futuro com transparência.
Sr presidente da Câmara,enfrente-os, diga-lhes por nós, que também gostamos do mar, e que divertimento, é muito bom, mas que poucos o podem ter o mar tem que ser repartido, a bem da humanidade e para o seu sustento e que para Cascais, foi um previlégio o seu mar ter uma zona com condições e capacidade para produção sustentável de bivalves.
A bem do país e de todos nós,continuarei a defender este projecto. Se, também apoia escreva a dizê-lo.
AQUAVIVA
17-5






































































--






















---