Wednesday, January 19, 2011

Por cima da Praia da Poça, mais outra "lindeza" em perspectiva:


Parece que uma empresa chamada Neptuno Investimentos Turísticos e Imobiliários tem há muito tempo um projecto para demolir o palacete e, segundo afirmam, construir um "quase exactamente igual" (onde é que já vi isto? Ah, já sei, no Chalet da Condessa, na Bafureira...), e adicionalmente construir "2 novas casas" (ou serão três?).

Parece que querem fazer uma estalagem de 5*, a tal "Estalagem da Palmeiras". Por ser um projecto turístico (será que ainda o vão baptizar de PIN?) tem direito a ter mais 20% de ocupação do terreno (dos 7.340m2 totais ocuparia 3.131m2, enquanto que a casa actual ocupa cerca de 647m2).

A "Casa Central" (existente) teria 1.534m2, a "Casa Cascais" (nova) 2.208m2 e a Casa Lisboa (nova) 2.592m2 num total de 6.340m2, enquanto que a construção existente ocupa 647m2. As novas construções teriam 2 pisos+ 1 recuado e 3 pisos nas casas junto à falésia. A estalagem teria 13 unidades de alojamento e 23 + 12 lugares de estacionamento (que serve melhor para ver o impacto em termos humanos)

Claro que hão-de dizer que antes assim do que o terreno e casarão abandonados, como estão. Pois é. Mas a este abandono chama-se especulação imobiliária e uma boa utilização do dinheiro das contrapartidas do casino seria, a meu ver, tomar posse administrativa destes edifícios, fazer obras de reabilitação e apresentar a factura aos proprietários. Caso contrário, teremos neste caso uma "Casa da Guia II", e venha daí o corropio!


Foto: Fotomontagem (MVP) com base nos dados consultados na CMC

4 comments:

Anonymous said...

Aqui está uma boa prova da demagogia na sua forma mais pura, esqueceram-se de comunicar que o processo está arquivado desde 6 de Agosto de 2009, por INDEFERIMENTO

Paulo Ferrero said...

Obrigado pela notícia, boa, claro.

Anonymous said...

Boa Notícia
Mas era bom houvesse mais indeferimentos. E não é demagogia, Anónimo... é medo de outro atentado urbanistico. Se as CM fossem de outra forma, talvez não fosse necessaria tanta denuncia. Havia confiança, percebe?? E confianla é coisa que não ha, como sabe bem

Anonymous said...

Os indeferimentos não podem ser às cegas. Há que avaliar e decidir com rigor, competência, maturidade civica e muito trabalho,coisa que cada vez há menos...de resto estou de acordo com o anónimo anterior.