Wednesday, January 31, 2007

Câmara de Cascais quer GPS de táxis ligados à polícia...

In Diário de Notícias (31/1/2007)
Francisco Lourenço

«A segurança constitui a principal preocupação dos taxistas de Cascais. Vítimas de assaltos à mão armada, agressões e fugas sem pagamento do serviço, os profissionais continuam a reclamar melhores meios de segurança. A maioria das viaturas, 181, já usa o sistema de segurança através de GPS (Global Positioning System), mas este ainda não está ligado à PSP ou à polícia municipal, o que o tornará "mais seguro e eficiente".

Mas tal acontecerá em breve. Pelo menos, foi esta a mensagem deixada pelo presidente da autarquia de Cascais, António Capucho, durante a visita realizada ontem à sede da Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral), em Lisboa, para avaliar a eficácia do GPS oferecido pela câmara aos motoristas do concelho. (...)

Apesar de já ter sido aprovada na Assembleia da República, a videovigilância ainda não foi aplicada. "O que se pretende é accionar o sistema apenas em caso de receio de perigo", critica Manuel Ribeiro, que garante que "esta seria a forma mais segura de protecção. É uma situação que se verifica nos comboios e nos supermercados". O presidente da Rádio Táxis da Costa do Sol defende que "a videovigilância deveria ser usada nos táxis da entrada à saída do cliente".»

No comments: