Wednesday, January 17, 2007

Negócio não está fechado: novo armazém El Corte Inglés a caminho de Cascais

In Público (17/1/2007)
Alexandra Reis

"Terceira loja do gigante espanhol no país deverá ficar em Carcavelos, junto à A5. Câmara está "bastante receptiva"

O terceiro armazém do gigante espanhol El Corte Inglés em Portugal deverá ser construído em Carcavelos, concelho de Cascais, nuns terrenos situados a sul da auto-estrada A5 "mesmo encostados" às portagens ali existentes. O presidente da Câmara de Cascais reuniu-se ontem com representantes da cadeia, que "manifestaram a sua intenção" de ali erguerem o empreendimento.

Segundo António Capucho, a câmara já está a desenvolver um plano de pormenor para a zona, "onde é possível" construir um grande armazém. Contudo, salvaguarda o autarca, a decisão final ainda não está tomada e as negociações vão continuar. "O El Corte Inglés ainda terá de comprar o terreno, na posse de vários particulares, e apresentar um projecto", o que ainda não aconteceu.

O mesmo foi dito ao PÚBLICO pela porta-voz da empresa espanhola em Portugal, Susana Santos, que avançou não ter "indicação nenhuma por parte da direcção de que haja uma decisão definitiva sobre a localização" da loja. Ainda assim, Capucho diz que a câmara está "bastante receptiva" a receber o terceiro El Corte Inglés no país - a cadeia já tem lojas em Lisboa e Vila Nova de Gaia -, já que poderão ser criados ali cerca de dois mil novos postos de trabalho.

Afastada hipótese Oeiras

Afastada parece estar a hipótese Oeiras, concelho que chegou a ser dado como um dos destinos possíveis para o futuro empreendimento. Isaltino Morais, presidente do município, diz que "pelo menos durante este mandato nunca houve qualquer contacto do El Corte Inglés" com a autarquia, acrescentado que "sempre" ouviu dizer que a nova loja "iria ficar em Cascais". "Nós já temos centros comerciais. Temos o Oeiraspark e, quando o Pão de Açúcar, em Carnaxide, for alargado, ficamos com dois grandes centros comerciais no concelho", avança o autarca. Cascais, com quase 171 mil habitantes, é um dos concelhos com maior poder de compra no país. Segundo um estudo de 2006 da Marktest, o município está em sétimo lugar no ranking dos 23 que concentram mais de metade do poder de compra do continente. Lisboa - onde foi aberto o primeiro armazém da cadeia em Portugal, em Novembro de 2001 - lidera a tabela e Vila Nova de Gaia, que em Maio passado acolheu a segunda loja, aparece em quinto.
O interesse do El Corte Inglés em abrir um terceiro armazém em Portugal insere-se na campanha de internacionalização do gigante espanhol, iniciada com a abertura da loja na capital. Itália deverá ser, segundo revelou o seu presidente, Isidoro Alvarez, o próximo destino do grupo. (...)
"

Atenção ao comércio tradicional e atenção ao impacte no tráfego.

No comments: