Tuesday, January 09, 2007

Novo hospital de Cascais ... para quando, afinal?

Escrevo hoje bastante preocupado com a minha saúde....Com a minha e com a vossa saúde. Passo a explicar...

No tempo do Presidente José Luís Judas foi decidido avançar com a construção de um novo hospital, junto ao aeródromo de Tires... Aeródromo de Tires ... Após um estudo efectuado pela empresa Tecno 3000, em que este aponta para uma «inviabilização total» da construção do hospital pois «uma vez que a localização da unidade hospitalar apresenta valores na ordem dos 65 decibeis, ultrapassando o previsto na lei» ou seja 55 dcbs, este é rejeitado pela vereação a seguir, e a meu ver bem rejeitada. Isto segundo uma noticia pesquisada na internet que data de 13 de dezembro de 2001...2001.

Voltamos a falar do hospital de Cascais quando se lança o concurso para a construção do referido hospital em meados de Julho de 2004...2004. Mas parece que só passado um mês se decide a localização final, o novo Hospital será junto á bateria de Alcabideche...Tendo demorado devido ao longo processo de passagem do referido terreno para a «posse» do ministério da saúde... Difícil confirmação mas seria num conselho de Ministros em Agosto de 2004 ...2004.

Começa o concurso ...

Segundo o Díário Económico de 2 de Março de 2005 o na altura Ministro da Saúde, Luís Felipe Pereira, deixa os dois concursos para o Governo seguinte...mas já se sabe que aparecem quatro candidatos. Passado um tempo segundo o DN de 3 de Outubro de 2005 o Ministro Correia de Campos diz na entrevista, a propósito do concurso para a construção do Hospital de Cascais, que os vencedores serão conhecidos «dentro de poucos dias», diz na mesma que o Hospital de Sintra é retirado do projecto juntamente com o da Guarda...Pois é isto em...2005

Mais tarde uma reportagem no DN do dia 10 de Fevereiro de 2006 noticia os resultados do concurso público para a construção do Hospital....quatro classificados em que os dois primeiros são seleccionados para uma ronda negocial que, segundo o Jornal , vai prolongar ainda mais o processo de escolha...isto se ninguem se lembrar de contestar o concurso...passa-se em Fevereiro de...2006.

Pesquisei hoje dia 3 de Janeiro de 2006 tentando esclarecer uma dúvida...Quem ganhou o concurso para a construção do novo Hospital de Cascais...? Não consegui encontrar...Ou sou nabo e inculto, não preocupado com as noticias da minha terra, e aí peço muitas desculpas a quem de direito, ou...ainda não se sabe quem ganhou... Estamos em 2007.

Não tenho nada em contra os excelentes profissionais que se encontram a trabalhar no actual hospital, dou-lhes os meus parabéns, mas, meus senhores, aquilo é uma «fábrica de encher chouriços» se naquele edificio se encontra-se um ..., digamos restaurante, há muito tinha lá ido a Asae...

Mas a minha preocupação resulta de uma noticia segundo a qual o ministro da saúde quer um hospital novo em Sintra ... (aquela que estaria fora do projecto a 3 de Outubro de 2005, e que segundo uma notícia do Diario digital/Lusa do dia 2 de Janeiro de 2007 , a culpa do adiamento seria do anterior governo). Adjudicado á «empresa» que ficar com a gestão do actual Amadora/Sintra, querem saber o mais engraçado....O processo fica pronto já em 2009 ...ora de 2007 a 2009 são apenas dois anos senhor ministro de certeza? É que se há formulas mágicas nós estamos primeiro senhor ministro... ONDE ESTÁ A PORRA DO NOSSO HOSPITAL???? Na minha altura
dizia-se:

- Fugiu com uma gaja boa! É deve ser isso...

E. Fagundes

PS. é a opinião de uma pessoa que já foi operada no Hospital de Cascais,
que nasceu lá... mas que já viu muita coisa.Desculpem.

1 comment:

Help Us! Animals wordwilde said...

Peço desculpa, mas sobre este hospital, espero mesmo é que mudem o médicos e o resto do pessoal auxiliar. Porque todas as vezes que lá fui atendida, os diagnósticos estavam sempre errados.Alem de ser muito mal tratada verbalmente.A ultima vez que lá pus os pés, porque tinha partido a cabeça, tive que sair pois já me queriam por com uma nova cara....Além das senhoras doutoras serem muito simpáticas!!!??! Se calhar é porque eu não tenho conhecimentos vips neste hospital, para ser bem tratada. tenho pena é das pessoas de idade e quem não se pode manifestar.