Monday, June 04, 2007

Petição continua, doa a quem doer

AB deixou-nos este comentário a propósito do projecto alienígena para o espaço do Estoril-Sol e que por ser relativo a um post antigo, fica aqui feita a reprodução:

"(...) mas, não me diga que não esteve presente, para assistir à apresentação e justificação do projecto do 'novo' Estoril-Sol...pelo seu responsável máximo!

é que bem poderia ter sido a oportunidade que faltou para se fazerem ouvir as opiniões divergentes, nem sempre disparatadas ou tolas... como ainda se pensa ou quer fazer crer (por não se ensaiarem? ou melhor, não se terem assimilado os ensinamentos de outros processos ;) onde, muitas vezes (poucas, admite-se!) com uma maior conscìência dos critérios (e de valores) em apreciação - e que, obviamente, não se podem resumir ao cumprimento de um dado programa (que é meio passo para um bom, ou mau resultado, observe-se) ou a uma desejável, mas secundária(?) 'permeabilidade' das vistas do parque para o mar!

Para que não fiquem dúvidas, se até aprecio a solução (que, na minha opinião perdeu ao ser apresentada como a...menos má, ou a mais aceitável, já que a mesa...até preferia a opção...por uma torre!) não posso deixar de criticar e discordar do processo, porque não se deve nem se pode reduzir o leque de opções (e que, à semelhança do aeroporto, deve contemplar uma 'opção zero') escolhendo a partir da 'menos má', nem se pode intervir apenas numa perspectiva de objecto de arquitectura, omitindo, ou esquecendo, o fundamental, que é a perspectiva urbana ou paisagística, (campos distintos, embora relacionados) já para não falar da manifesta interpretação reducionista e demagógica dos processos de participação, vistos como uma formalidade a que se tem de atender, por uma questão de Agenda...que só 'atrapalha', enfim, uma dificuldade e...não como a oportunidade, a forma de incorporar um (legítimo) contributo colectivo!

Participação, é de facto uma exigência (c/ trinta anos, tal como o filme do SAAL, hoje no S.Jorge, poderá confirmar!) mas, convém lembrar, necessitando de ser convenientemente organizada, interpretada ou intermediada (veja-se o ex.º de Almada Nascente)- só nessa altura, poderemos então dizer que o exercício de cidadania, os valores da democracia, constam, verdadeiramente, da nossa realidade/experiência.

AB
"


No que se refere à petição QUEREMOS UM NOVO ESTORIL-SOL AMIGO DA MARGINAL, ela irá continuar até que reste uma só pedra do antigo hotel e até que o edifício alienígena para ali projectado dê os seus primeiros passos físicos. Neste momento há cerca de 760 assinaturas: QUANTAS MAIS ASSINATURAS, MELHOR!

No que se refere à sessão de apresentação do projecto pelo seu responsável máximo, não chegou a nós qualquer email, comunicação ou convite, portanto, desconheciamo-la até ao seu comentário, caro AB.

Cumprimentos

Paulo Ferrero

3 comments:

Anonymous said...

Caro PF,

quero-lhe dizer que, apesar de surpreendido, não me importo nada que tenha transcrito a minha opinião, em relação à qual e apesar da dificuldade de estar a comentar-me a mim próprio, me parece ainda oportuna e actual, talvez com a única excepção, menor(?) do texto não ter sido revisto, deixando muitas 'pontas soltas', típicas de um comentário directo...

A propósito e porque já se deu a dita sessão sobre o SAAL, aqui registo a observação, de que, se essas operações foram pioneiras, uma lição de respeito e democracia, relativamente à participação pública, levando a que um dos seus responsáveis, senão responsável, o arq. Nuno Portas, dissesse que tais experiências não podem ser esquecidas e que hoje, a sua metodologia, não obstante o contexto político,etc deveria, ou poderia ser aplicada... à qual eu acrescentaria (uma ousadia!): pelo menos nos seus princípios, que se traduz numa outra atitude por parte dos decisores e técnicos, perante os utentes, ou cidadão, começando pelo acesso à informação...pelo convite à participação, pelo respeito de opiniões - as quais, obviamente não devem ser vistas como determinantes, mas sim
como contributos...que até poderão ser os mais válidos! em resumo, um imperativo de processos de decisão que envolvem a 'res pública'.

Mas, aquela que terá sido a surpresa maior e que aqui também observo, é o seu comentário de rodapé, quase paradoxal... dado que, quem me informou da sessão, do conteúdo do programa, oradores, etc foi justamente o Paulo Ferrero, ao colocar um 'post', aliás à semelhança de outras mais, que desde já lhe agradeço, porque os eventos mereçem e têm-se multiplicado - sinais de uma mudança? - e, de facto, a informação por esta via (e não só só enquanto exercício de cidadania) é,s em dúvida, muito eficaz!

Retribuindo ;) os cumprimentos,
AB

Paulo Ferrero said...

Caro AB,

"Mas, aquela que terá sido a surpresa maior e que aqui também observo, é o seu comentário de rodapé, quase paradoxal... dado que, quem me informou da sessão, do conteúdo do programa, oradores, etc foi justamente o Paulo Ferrero, ao colocar um 'post'" ??!!

Cumps.

Anonymous said...

(...) sim, é verdade! provavelmente não terá tido tempo para ler o programa, mas...de facto (apenas) aparece o nome do autor, não a referência directa ao Estoril-Sol - está portanto esclarecido!

- são as minudências gráficas...muito ao gosto dos designers, quase sempre cinzentões e minimalistas deixando escapar a finalidade primeira da mensagem!

AB