Monday, February 01, 2010

Cascais: empresa municipal de ambiente recolheu 143 mil toneladas de lixo em 2009

In I online (1/2/2010)
por Agência Lusa

«A EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais anunciou hoje a recolha em 2009 de 143 mil toneladas de lixo, 12 mil das quais são material reciclável, um valor que o presidente daquela entidade, Rui Libório, considera refletir uma “maior consciência ambiental”.

“O resultado da recolha seletiva salienta dois aspetos essenciais: por um lado, a sensibilidade crescente da população face à separação dos resíduos e, por outro, a valorização que resultará da transformação e reciclagem destas 12 mil toneladas recolhidas”, afirmou Rui Libório.

Para 2010, o responsável adianta ainda que “a EMAC vai continuar a dinamizar os seus programas de sensibilização no âmbito do ‘Objetivo 66’, “um plano estratégico que visa dar cumprimento à defesa do ambiente e qualidade de vida, de forma a promover o desenvolvimento sustentável”.

“Será também intensificada a fiscalização sobre os locais em que se registe grande quantidade de recicláveis nos contentores destinados à deposição coletiva de RSU Indiferenciados”, acrescentou o presidente daquela entidade.

Segundo um comunicado divulgado hoje pela EMAC, num total de 143 mil toneladas de lixo recolhido, foram totalizadas 12 mil toneladas na recolha seletiva, repartidas pelo Papel/Cartão (5.274 toneladas), Vidro (3.274 toneladas), Plástico/Metal (2.222 toneladas) e Resíduos Orgânicos (1.307 toneladas).

Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Indiferenciados, vulgarmente conhecidos por lixo, perfizeram o maior volume de recolha, calculado em 93.470 toneladas.

O mesmo comunicado informa ainda que foram recolhidas 37.657 toneladas de Resíduos Equiparados a RSU, como os Objetos Fora de Uso (2.718 toneladas), Resíduos de Limpeza (24.211 toneladas) e Cortes de Jardim (10.728 toneladas).

Perante estes valores, o vice-presidente e vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, considerou que “o elevado volume de resíduos recolhidos demonstra a eficácia e o empenho da EMAC na realização da sua atividade e representa mais um contributo para a melhoria da qualidade de vida da população”.»

No comments: