Friday, February 19, 2010

Novo Hospital de Cascais começa hoje a receber doentes internados

In Diário de Notícias (19/2/2010)
por ELISABETE SILVA

«Edifício abre portas na terça-feira, mas só dia 28 terá as urgências a funcionar

O Hospital de Cascais prepara-se para abrir portas na próxima terça-feira, mas entre hoje e amanhã vão começar a ser transferidos os primeiros doentes internados. Porém, as urgências só estarão disponíveis no novo edifício a partir do dia 28.

Os doentes do Hospital Ortopédico José de Almeida, na Parede, serão os estreantes do edifício de oito andares, que demorou dois anos a construir, depois de muitos mais de promessa de uma nova unidade em Cascais. Na próxima semana, a partir de sexta e durante o fim-de-semana, as transferências ficarão concluídas, com a mudança dos doentes do Condes Castro Guimarães (antigo Hospital de Cascais). Este processo começará com os pacientes da medicina externa, passando pelos cirúrgicos, do bloco e, finalmente, das urgências.

O serviço de transferência de doentes será realizado pela empresa de ambulâncias que actualmente trabalha com o hospital, que será gerido pelo grupo Hospitais Privados de Portugal (HPP). "Não foi preciso recorrer a outro serviço", explicou ao DN José Miguel Boquinhas, presidente do conselho de administração.

Durante a semana não se realizará nenhuma mudança para que se possa averiguar se tudo está a correr bem com o novo hospital. Quanto às urgências, no dia 28 funcionarão em simultâneo com o antigo edifício. Mas no dia 1 de Março o velho hospital fechará definitivamente as portas.

José Miguel Boquinhas realçou que para salvaguardar enganos de algumas pessoas que se dirijam ao antigo hospital "estará disponível um autocarro para os transportar para o novo local".

Localizado em Alcabideche, o Hospital de Cascais vai dispor de 160 médicos, ultrapassando em 20 o mínimo requerido no contrato assinado entre a HPP e o Estado. No entanto, José Miguel Boquinhas referiu que está a ser ponderado o reforço de algumas especialidades, o que poderá levar à contratação de mais uma dezena. Quanto a enfermeiros serão 300 e um dos objectivos será pôr fim à contratação através de empresas de prestação de serviços.

Duas das principais polémicas que envolveram o novo hospital estão resolvidas, garantiu o administrador. Um era o serviço de oncologia, outro o tratamento de pessoas com VIH/sida.

"Há um protocolo oncológico celebrado entre o HPP de Cascais, a Administração Regional de Saúde e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), o que obriga os médicos do CHLO a garantir toda a parte de assistência médica, enquanto nós temos de prestar cuidados de enfermagem, servir de hospital de dia e disponibilizar as instalações", afirmou.

Já o tratamento de casos de infecção com o vírus da sida será feito em exclusivo pelo hospital.»

...

IDEM.

No comments: