Friday, February 26, 2010

Helena de Freitas é a nova directora da Casa das Histórias Paula Rego

In Público Online (26/2/2010)

«A curadora e especialista em História da Arte Helena de Freitas é a nova directora da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
A Casa das Histórias Paula Rego abriu a 18 de Setembro de 2009 (Nuno Ferreira Santos)

Após vários meses de negociações, Helena de Freitas assinou hoje um contrato de dois anos com a Fundação Paula Rego, e passará a ser a directora da Casa das Histórias a partir de 1 de Março, disse hoje à agência Lusa fonte da Fundação Paula Rego.

Helena de Freitas, 51 anos, é licenciada em História, tem um mestrado em História da Arte, e trabalhava como curadora no Centro Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian desde o final dos anos 80.

A nova direcção vai substituir Dalila Rodrigues, ex-directora do Museu Nacional de Arte Antiga, que instalou o projecto museológico durante um ano com uma equipa própria, até à abertura da Casa das Histórias Paula Rego, a 18 de Setembro de 2009.

No final de Outubro desse ano, Dalila Rodrigues anunciou que a Fundação Paula Rego lhe tinha comunicado que sairia da direcção do museu porque o seu nome não reunia consenso e não havia afinidades com o projecto apresentado.

Na mesma altura, repudiou o recuo da fundação e da autarquia de Cascais no apoio que lhe tinha sido dado anteriormente para continuar na direcção.

Por seu turno, a Fundação Paula Rego enalteceu o bom trabalho da museóloga na instalação do novo museu, mas justificou a saída com “perspectivas divergentes” quando ao futuro do projecto.

Instalado num edifício de raiz desenhado pelo arquitecto Souto de Moura, o museu representou um investimento, por parte da Câmara Municipal de Cascais de cerca de cinco milhões de euros, ao abrigo de um programa de apoio financeiro do Turismo de Portugal.

A Casa das Histórias possui um acervo com cerca de quatro centenas de obras de pintura, desenho e outras peças da pintora portuguesa de 74 anos, radicada em Londres e uma das mais conceituadas artistas portuguesas a nível internacional.»

No comments: