Monday, February 12, 2007

Clube Naval de Cascais reabre portas à baía em novo formato e de olhos postos na competição

In Público (11/2/2007)

«O Clube Naval de Cascais inaugurou ontem as novas instalações na presença de altas personalidades nacionais e estrangeiras, como o Rei Constantino da Grécia e o presidente da Federação Internacional de Vela, que elegeu Cascais como sede do Mundial das Classes Olímpicas em 2007. por Nysse Arruda

Ontem foi um dia especial na história do Clube Naval de Cascais com a apresentação das novas instalações que expandiram o espaço e a capacidade organizativa da entidade, agora a braços com a grande responsabilidade de orquestrar a realização do Campeonato Mundial das Classes Olímpicas 2007, entre 28 de Junho e 13 de Julho próximos, um dos maiores eventos internacionais do desporto à vela.

"Hoje é realmente um dia especial pois concretizámos um processo que teve início ainda em 1998, data em que o projecto foi apreciado pela primeira vez dentro do programa de desenvolvimento desportivo da Câmara de Cascais", disse o presidente do clube, Miguel Magalhães, ao iniciar o discurso perante uma selecta plateia de velejadores, autoridades camarárias e figuras de vulto das entidades do desporto à vela nacional e internacional. (...)

O presidente da Federação Internacional de Vela, o sueco Goran Petersson, não poupou os elogios quando tomou a palavra no rol dos discursos de inauguração. "A baía de Cascais é um dos mais espectaculares palcos marítimos do mundo, elogiada pelos melhores velejadores internacionais, e as novas instalações do Clube Naval de Cascais só vêm fazer justiça à preciosidade natural deste local", disse Petersson, entusiasmado com a capacidade de resposta dos dirigentes do CNC na organização do evento mais prestigiado do calendário olímpico internacional. (...)

Mais de 60 anos de história náutica em Cascais
Fundado em 1940, o Clube Naval de Cascais assumiu desde sempre um papel de relevo no desenvolvimento dos desportos náuticos em Portugal e no seu palmarés estão registadas as importantes performances de velejadores portugueses em Jogos Olímpicos, a começar com a primeira medalha de prata obtida pela dupla Duarte e Fernando Bello na classe Swallon em 1946, em Londres. Os anos 50 e 60 também foram férteis em sucessos, como atestam a medalha de bronze em 1952, conquistada pela dupla Fiuza e Rebelo Andrade na classe Star em Helsínquia e a medalha de prata na classe Star em 1960, conseguida pela dupla José Manuel e Mário Quina em Roma. Tal performance só viria a repetir-se em 1996 quando Nuno Barreto, tripulante de Hugo Rocha na classe 470, ganhou a medalha de bronze em Atlanta. E agora em 2007, o Clube Naval de Cascais prepara-se para o seu maior desafio: o Mundial das classes olímpicas,de 28 de Junho a 13 de Julho. (...)»

No comments: