Friday, February 23, 2007

A Lisbon Suburb Turns Up the Chic


É com esta foto (*) - por sinal um acrescento horroroso que se permitiram permitir ao Farol, dissonante em relação ao resto do edifício e sobre as rochas! - e com este título que o New York Times de 18 de Fevereiro, por Saraha Wildman se refere a Cascais na sua rubrica «Surfacing»; comparando-a com Newport e tecendo alguns comentários elogiosos à nossa vila, mormente no que se refere à abertura a novos frequentadores, à modernidade, se quiserem. Vale a pena ler, até porque vem no site da CMC.

(*) Foto Michael Barrientos/The New York Times

2 comments:

Pedro said...

Depois de ontem, na televisão, ter aprendido que o público jovem quer (compreensívelmente atendendo ao que se divulga) coisas ao estilo minimalista-exótico-oriental, já espero tudo! Espero tudo, nomeadamente de quem faz (para agradar o público jovem-moderno-com-posses-e-sem-posses) arquitectura-design, spa's ou hotéis de charme... E valha-nos Nossa Senhora - já aqui tem sido dito - pelas outras coisas que se fazem por aí, com propósitos modestos (os inocentes eventualmente desculpáveis), ou com vontades comezinhas e medíocres (os culpados sem apelação).
É preciso - convenhamos - aceitar que hoje em dia é muito difícil captar uma fotografia aliciante da nossa Vila e/ou Concelho! (Eu disse difícil. Não disse impossível!!!).
Aliás, na sequência de um desafio do André Bernardes (uma exposição de fotografia), seria interessante lançar no Concelho um concurso/exposição de fotografia em que um dos temas seria: "Paisagens urbanas"... Só para ver no que dava!... Porque as naturais, enquanto assim as deixarem estar, defendem-se a elas próprias no que toca à "beleza".

André Bernardes said...

“Um subúrbio Lisboeta desperta o chique”

se não há aqui nenhuma justificação idiomática que originou tal expressão eu diria que o elogio é que é desastroso ;)

Pois, porque é desejável que esta vila nunca se transforme num subúrbio muito menos em mais um de Lisboa, pontuado por singularidades do género 'Farol Hotel Design', onde a Sr.ªJornalista certamente terá ficado, e respirado de satisfação, depois de um choque 'terceiro mundista' ao se perder em 'paisagens suburbanas' de stands de usados a caminho de Alcoitão, à procura da 'very fashion' e muito cosmopolita Ellipse Foundation...