Friday, April 13, 2007

Hotel Atlântico vai ser demolido e dará lugar a hotel de 5 estrelas


In Público (13/4/2007)

8 comments:

Paulo Ferrero said...

Li bem, Sr. Damásio? Não bastava já o projecto para a praça de toiros? Viva os espelhos! Para esta mania dos espelhos só vejo uma razão de ser: faltam espelhos nas nossas casas.

Pedro said...

Leu bem, leu!... e se vasculhar mais um bocadinho nos empreendimentos ao lado... suponho que encontrará a mesma "leitura".

Anonymous said...

Afinal, Capucho mais não queria que substituir mamarrachos... por novos mamarrachos!

Só estranho o silêncio da Ordem dos Arquitectos, especialmente da secção regional sul, que no mandato anterior protestou contra a demolição do Estoril-Sol e agora anda muito caladinha a baixar a bolinha à Câmara de Cascais.

Que interesses falam mais alto? E já agora, esses interesses são institucionais ou PESSOAIS?

Como é que se deixa assassinar daquela forma a Marginal de Cascaiss, meu Deus? Anda tudo maluco!!

Help Us! Animals wordwilde said...

Como moradora em Cascais, concordo que o hotel Atlantico deve mesmo ir abaixo.É uma autentica vergonha o estado em que está.

Pedro said...

...compra, usa e deita fora?

Pedro said...

...tomara que muitos edifícios das nossas cidades estivessem no estado de conservação que o Hotel Atlântico está!!!!!!!!!... e tomara que muitas das nossas casas "modernas" fossem construídas com a qualidade de construção desse Hotel (...lembram-se dos painéis de vidro e chapas de alumínio a desprenderem-se do Cascais Villa?... aquilo NÃO FOI UM FENÓMENO ÚNICO!).
...o caso das cozinhas que veio na imprensa, não é o edifício (isso vê-se bem). É AS PESSOAS que nos querem fazer acreditar na necessidade de "fazer-de-novo" (..tem muito mais interesse para o negócio... ainda todo-poderoso da construção civil).
É preciso fazer acreditar na necessidade e virtude da REABILITAÇÃO URBANA... se calhar esta não é uma ideia muito familiar em Cascais (por ausência de património histórico relevante?... ou por se acreditar demais na conversa hábil e comercialóide dos gestores... da especulação).

Pedro said...

...quanto à Ordem dos Arquitectos: "Post it" meu caro anónimo. Em http://arquitectos.pt/ , o novo site da Ordem, você pode colocar lá a sua provocação (a gerência agradece).
Mas atenção: a Ordem dos Arquitectos é uma Ordem Profissional, o seu destino primeiro não é fazer "Salvaguarda e Protecção de Património Arquitectónico"... mesmo assim, tem havido preocupação de (de diversas formas) divulgar - ou promover - junto do público alguns aspectos sobre este assunto: a cidade e a sua construção pela Arquitectura.

Anonymous said...

(...) cool!

- é importante que se saiba distinguir os supostos 'mamarrachos', que poderão vir a qualificar e a constituir o futuro património da zona, daqueles outros que o são(mamarrachos!) e que, inexplicavelmente, ou talvez por não se prestarem à visibilidade dos media, são aqui... sintomaticamente esquecidos!

Uma pergunta: há algum plano de integração para o conjunto de intervenções que têm vindo a lume?

Ou, essa coisa do planeamento, dos estudos de conjunto, deixou de fazer sentido...bastando o trabalho (Agache?)que já vem desde o tempo do Duarte Pacheco!

AB