Friday, March 07, 2008

Demolições no Fim do Mundo

In Jornal de Notícias (7/3/2008)
Telma Roque

«Autarquia quer acabar com as barracas no concelho em 2009

Oito barracas foram demolidas, ontem, no bairro do Fim do Mundo, em Cascais, em mais uma manhã de demolições, cujos trabalhos decorreram sob o olhar de dezenas de moradores que assistiram com tristeza e críticas ao avançar das pesadas máquinas.

Ao todo, 12 agregados familiares tiveram de rumar a outras paragens. Mas nem todos conseguiram a tão almejada casa nova. Felisberto Fernandes e Manuela Ângela moram no Fim do Mundo há quase uma década, mas não estão inscritos no Plano Especial de Realojamento. "Estamos na rua com as nossas coisas", lamentavam. A Fátima Silva foi disponibilizado, na Torre, um "pequenino escritório onde só cabe uma cama", mas a moradora, que não tem um braço, recusou. "Não posso morar tão longe das pessoas que me ajudam nas minhas tarefas diárias", disse. (...)»

1 comment:

Anonymous said...

As barracas são a expressão da pobreza,que está a aumentar no nosso Portugal do SécXXI! Demolir barracas com pessoas dentro e fora é uma barbaridade só praticada em Potugal,dentro da UE.Aumenta a pobreza material que passa também a ser social,destruindo os laços criados.É uma violação dos Direitos Humanos.Há que arranjar novos métodos!Transferir um pobre de uma barraca para um prédio periférico, pelo "método do buldozer",agrava e transfere a pobreza.Atirar com dinheiro ou casas para cima da pobreza é perpetuá-la,iludindo as suas origens!

8-3-08 Lobo Villa