Tuesday, December 04, 2007

Câmara de Cascais aprova Orçamento para 2008 e grandes Opções do Plano para 2008-2011 (2)

Na área da Educação, e para além da gestão comparticipada dos encargos com os Programas de Apoio Alimentar e Transporte Escolar, terá início em 2008 a construção de três equipamentos estruturantes do parque escolar municipal: a Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico n.º 3 de Alcabideche, a EB 1 n.º 2 de S. Domingos de Rana e a EB 1 n.º 2 da Galiza. Concretizado está já o novo edifício da EB 1 n.º 1 da Abóbada que agora oferece todas as condições para funcionamento das valências de refeitório, actividades de enriquecimento curricular e componente de apoio à família e biblioteca (transferência). Em curso encontram-se os arranjos exteriores da EB1 n.º 2 da Abóboda.

Na Juventude prossegue o projecto PHJ Cascais – Programa de Habitação Jovem de Cascais, no âmbito do qual a Câmara Municipal já disponibilizou o terreno onde irão ser construídos 52 fogos de arrendamento exclusivamente destinados à habitação por jovens residentes no concelho. No início de 2008 prevê-se a assinatura do protocolo entre a CMC e a FENACHE – Federação nacional de Cooperativas de Habitação, com vista à cedência formal do terreno e avanço dos projectos e solicitação de financiamento ao IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

No que concerne a Infra-estruturas Viárias e Espaço Público, destaca-se a conclusão em 2008 das acessibilidades do Novo Hospital de Cascais, em Alcabideche, o avanço da Via Circular Nascente a S. João do Estoril, bem como o prosseguimento das expropriações necessárias ao arranque de projectos como a Circular Interna de Manique e a Vila Longitudinal Sul.

No sector dos Espaços Verdes, prevê-se para 2008 o arranque do Parque Urbano de Outeiro de Polima, freguesia de S. Domingos de Rana, e o Parque do Outeiro da Vela, freguesia de Cascais. No litoral, as atenções estão focadas na empreitada de arranjos exteriores da Praia das Avencas, freguesia da Parede. Esta zona possui uma importante fauna e flora marinha, estando prevista a criação, neste local, de uma zona de interesse biofísico. A intervenção prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Cidadela – Forte S. Julião da Barra procura conciliar usos e actividades, nomeadamente turísticas, lúdicas e de recreio, com a preservação dos sistemas naturais que aqui assumem características de elevado interesse e sensibilidade.

A construção de equipamentos é também a aposta forte na área do Desporto, com o arranque das obras do pavilhão Desportivo da Escola EB 2+3 da Galiza e área envolvente,

No comments: