Tuesday, February 26, 2008

Primeira pedra do hospital já está, falta tudo o resto

In Notícias da Manhã (26/2/2008)

«Foi ontem colocada a primeira pedra do futuro hospital de Cascais, o qual vai servir todo o concelho de Cascais e mais oito freguesias de Sintra (Algueirão-Mem Martins, Colares, Pêro Pinheiro, São João das Lampas, São Martinho, Santa Maria e São Miguel, São Pedro de Penaferrim e Terrugem), num total de 285 mil habitantes. Esta unidade de saúde terá especialidades médicas, cirúrgicas e materno-infantil, sendo dotada de urgência médico-cirúrgica e de Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios. Será este o hospital de referência para os cuidados de saúde primários da área de influência, em articulação com a rede de cuidados continuados que serve esta população.
Em termos de capacidade anual, o hospital propõe-se realizar 235 mil consultas, 98 mil diárias de internamento e 10.800 cirurgias. Segundo o Ministério da Saúde, esta unidade hospitalar, com uma área de implatação de 83 mil metros quadrados, terá uma capacidade de 272 camas de internamento normal e especial.
Presente na cerimónia, a ministra da Saúde, Ana Jorge, enalteceu a poupança de oito a nove por cento dos custos com este hospital, que nascerá ao abrigo de uma Parceria Público Privada, a qual deverá garantir a realização dos trabalhos até final de 2009.
Entretanto, em comunicado, a Câmara de Cascais anunciou que já estão praticamente prontas as infra-estruturas de fornecimento de electricidade, gás, telecomunicações e de acesso ao novo hospital. »

1 comment:

Anonymous said...

Este novo Hospital,é,como todas as "obras públicas" deste liberal governo,uma obra privada em parceria com a própria constructora e com os faraónicos "acessos"(já lá vão 8 milhões para viadutos,rotundas etc) fazem parte de gigantesco plano de urbanização territorial(á revelia do Ordenamento do Território) que vai cair em cima dos habitantes de Alcabideche,junto com a Auto-Estrada ligando o IC19/A5.É uma mega especulação(envolvendo o Autódromo)nunca vista no Concelho de Cascais,com 8 rotundas e uma imensidão de alcatrão/betão inexplicáveis.Cascais e a A5 vão sofrer o despejo do entupido IC19,mas o Parque Natural e os habitantes vão ficar pior.Fiquem atentos cascalenses!

6-3-08 Lobo Villa