Monday, February 18, 2008

Nova chacina no Estoril do séc XIX

Cascais e os Estoris do séc XIX e dos anos 40 estão a ser novamente chacinados.

Arquitectos e autarcas que querem deixar a sua marca no tempo, não hesitam em destruir o que foi feito há séculos e que se tornou em símbolos de marca desta região.

O Prof. Hermano de Saraiva acaba de falar na RTP2 sobre o Estoril histórico “o cartaz do turismo Português” referindo ter sido a beleza de Biarritz a sua origem... será que em Biarritz se demolem palacetes do Séc XIX?? Triste quando o Prof refere a decadência da qualidade devido à pressão imobiliária. Ironicamente, na mesma semana em que a revista Sábado dedica 4 páginas ao Estoril histórico e a principal revista de turismo americano Virtuoso Life refere as magníficas recuperações de edificios históricos da região de Lisboa, um conhecido arquitecto com a complacência da Câmara Municipal de Cascais e do IPPAR deitam abaixo mais um magnífico palacete do Séc XIX no Estoril; “Deus dá nozes a quem não tem dentes”.

Este palacete foi construído na altura dos banhos da Poça e vem referenciado em vários postais, fotografias e livros antigos (o mais antigo identificado de 1896). Ficava sobranceiro a esta praia e era facilmente visível do paredão e da Av Marginal. Tinha o imponente torreão e os cantos de pedra típica dos chalés do Estoril dessa época. A sua demolição foi uma irresponsabilidade e desprezo pelo que o Estoril tem de mais valioso. Porque decidiu o IPPAR não o classificar (mas pediu a proteção da palmeira que se encontrava no jardim)?!? Incompetência? Porque decidiu a CMC não o proteger? Cedeu a interesses privados? Foi a solução mais fácil?

O novo proprietário, que recentemente adquiriu a propriedade, é um conhecido arquitecto com vários projectos de grande envergadura com a EPUL conseguidos durante o mandato de Santana Lopes na autarquia de Lisboa (aqui, aqui, aqui). A posição e conhecimentos deste senhor torna a demolição ilegal ainda mais grave: Este senhor não teve o mínimo problema em proceder à sua demolição sem submeter o projecto aos canais legais na tentativa de, à pato bravo, conseguir o efeito “upssss, já ta em baixo... agora já posso construir outra coisa”. A demolição foi temporariamente travada e o arquitecto autuado pela sua acção arrogante. O Sr. António Capucho e o Urbanismo foram inutilmente avisados e nada fizeram. Apenas informaram que o novo projecto estaria de acordo com o PDM (creio que se referia ao Plano Destruidor Municipal?).

A Procuradoria foi informada e, aparentemente, encontra-se já a investigar o ocorrido.

Os que há mais tempo cá moram recordam o terrorismo arquitectónico dos finais dos 90, e o betão a todo o vapor do então presidente José Luis Judas. Infelizmente o seu suicídio político não foi a tempo de impedir a destruição de edifícios emblemáticos para no lugar nascerem outros tão emblemáticos como medonhos. A fúria dos habitantes e de outros autarcas era justificada porque efectivamente Judas, três altos funcionários da câmara de Cascais e quatro responsáveis da Direcção-Geral de Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Urbano foram mais tarde constituídos arguidos acusado de corrupção, administração danosa e diversos outros crimes.

Curiosamente parece que os presidentes e vereadores Urbanistas da CMC têm o péssimo costume de deixarem para os seus segundos mandatos a destruição do nobre antigo trocando-o por betão novo! Se olharmos para este blog e para a actual lista de queixas (aqui) assustamo-nos e tememos pelo que nos fez escolher esta região. Somos habitantes e por cá ficaremos depois de estes arquitectos e autarcas nos terem deixado a sua marca destruidora.

4 comments:

Anonymous said...

"Nova chacina no Estoril do séc XIX"...Fala-se de "um" palacete,de "um" conhecido arquitecto,de atropelos vários...MAS esqueceu-se do mais importante:qual palacete,qual arquitecto(etc)...Está a falar de quê e de quem?
Sinceramente,o seu protesto é muito longo e empenhado ,e gostava de o apoiar.Mas não sei como.Chame "os bois pelos nomes".Obrigado!
Cascais,18-2-08 Lobo Villa

Anonymous said...

Somos uns parôlos...os mesmos que colocam os pais em lares!
Mau gosto armados em novos ricos.
Triste povo!

Anonymous said...

Lobo Vila,

O novo proprietário é o arquitecto Augusto da Silveira Vasco Costa (o seu nome está no cartaz de demolição na casa).
A casa era uma que estava frente ao forte da Cadaveira. Vê-se os seus restos desde o paredão na praia da Poça ou quando se vai na Marginal de Cascais para Lisboa. É das últimas na "ilha" de casas.

Pode vê-la no Google Earth em:
38 42'09" N, 9 23'27"

Anonymous said...

MVP:obrigado pelo esclarecimento,já sei o local e os suspeitos envolvidos.Mas primeiro gostava de lhe explicar que a corrupção que grassa neste caso e em Portugal,em geral,é MENTAL e afecta tudo e todos.Os portugueses teêm mentalidade de Pato-Bravo. Veja só um exemplo:o Prof.Hermano Saraiva ,que citou,dedicou-se agora ao "turismo" e quando vê uma paisagem natural,magnífica,costeira, (protegida,sem casas)exclama caquéticamente:"que sítio tão bonito mas tão vazio,merecia aqui um aldeamento ou um hotel...",ou seja o "vazio" é por falta de betão,é a irresitível mentalidade de Pato-Bravo-Nacional que "assalta" a mente do Prof.!A última vez que o disse foi sobre a Ria Formosa,há dias...
Depois ,o Arquitecto que citou mais Judas mais Capucho mais IPAR etc,partilham todos,em graus diferentes,desta corrupção mental,desta incultura geral comum ao Prof.Saraiva.E,para além desta incultura, a especulação fundi-imobiliária é um processo que "interessa" a todos,desde a venda do terreno ,á demolição ,ao projecto ,ás licenças camarárias(grandes receitas das CCMM)etc.Só não interessa a um único "infeliz":no caso o Cascalense!E a Conservação-Restauro ´so dá despesa,nenhum lucro.
E a corrupção mental, não tem legislação possível.(felizmente)
Para apanhar um Judas ou um Capucho com o "pé na argola",é preciso um trabalho de "chinês",mas é possível,Sá Fernandes consegui-o no Parque Mayer!Coragem.

7-3-08 Lobo da Villa