Friday, June 04, 2010

Bicicletas continuam a não poder circular no Paredão de Cascais

Inb Público (4/6/2010)
Por Luís Villalobos

«Câmara diz que o assunto ficará resolvido "nos próximos meses", mas com uma pista própria e horários específicos para se poder andar de bicicleta

A Câmara de Cascais esperava que o assunto estivesse resolvido no início deste ano, mas, a duas semanas do fim da Primavera, as bicicletas ainda não podem circular junto à praia de Carcavelos ou no paredão que vai de São João do Estoril a Cascais.

De acordo com o gabinete de imprensa da autarquia, prevê-se agora que a circulação de bicicletas "se torne possível nos próximos meses". Segundo a mesma fonte, "as autorizações das entidades competentes foram já concedidas e as regras definidas e aprovadas em sede própria."

"O projecto de implementação está, nesta altura, em fase final de elaboração, pelo que acreditamos que ainda durante este Verão será possível circular em velocípede em todo o paredão", adiantou o gabinete, em resposta a perguntas do PÚBLICO. O projecto prevê a criação de uma pista dedicada à circulação das bicicletas, um pouco à semelhança do que sucede entre Cascais e a praia do Guincho, provavelmente para reforçar a segurança, nomeadamente dos peões. Esta nova pista, no entanto, não irá surgir em "zonas de estrangulamento já existentes, junto a esplanadas", depreendendo-se assim que, nessas áreas, seja necessário desmontar das bicicletas e circular a pé.

No que diz respeito aos horários, os ciclistas terão duas épocas distintas. Entre 1 de Novembro e 31 de Março, a circulação será autorizada, aos fins-de-semana, entre as seis da tarde e as dez da manhã, enquanto que nos dias de semana não há restrições.

Já entre 1 de Abril e 31 de Outubro só se poderá andar de bicicleta nos dias úteis, entre as seis da tarde e as dez da manhã. Estas regras, diz a Câmara de Cascais, "não se aplicam a crianças menores de oito anos desde que acompanhadas por adultos".

O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, já tinha afirmado ao PÚBLICO que o regresso da circulação de bicicletas no paredão seria sempre condicionado. "A discussão é antiga e, após debate profícuo que mantive com a Associação dos Amigos do Paredão e os representantes dos cidadãos defensores da abertura do paredão à circulação de bicicletas, chegou-se a um consenso na generalidade visando tal objectivo", afirmou António Capucho em Dezembro.»

2 comments:

MnelVP said...

No paredão existe claramente um conflito de espaço entre vários grupos que o querem utilizar.
Quem acho que está claramente a abusar são as esplanadas. Em alguns locais o espaço que deixam já nem permite o cruzamento de 2 pessoas (e.g. Cascais)!!! e noutras as cadeiras já saltaram os limites marcados no chão (e.g. esquina da praia do Mte Estoril) enquanto as cadeiras do interior ficam vazias.
Perto da praia da Azarujinha, uma esplanada que se encontrava numa zona de derrocada, deslocou a sua mobília para a frente do portão de uma casa... não contente com isso ainda quer impedir os seus donos de saírem de casa com os seus cães.
Quem é que está a abusar?

Anonymous said...

LOBO VILLA
Á falta de apoio social e de re- estruturação urbana (como em Alvide,Fontaínhas,Manique e tantos outros caos urbanos...) a CMC entretém o povo com o paredão e as bicicletes !
(E os "amigos do paredão"... ?)