Saturday, June 05, 2010

Câmara de Cascais quer abrir mais quatro parques urbanos até 2013

In Público (5/6/2010)

«A Câmara Municipal de Cascais pretende construir quatro parques verdes urbanos até 2013, para chegar ao fim do mandato com um total de 10 espaços daquele género em todo o concelho. A construção de espaços verdes para promover a qualidade de vida da população é um dos principais objectivos da autarquia, disse à agência Lusa o seu vice-presidente, Carlos Carreiras.

Inserido na estratégia adoptada para a a estrutura ecológica municipal, o programa de criação de parques verdes urbanos é uma aposta da autarquia, empenhada em promover a qualidade de vida e a saúde dos munícipes, afirmou Carreiras, que detém o pelouro do Ambiente no executivo camarário.

Na véspera da inauguração de mais um parque urbano, na Ribeira dos Mochos, o autarca acrescentou que há um objectivo "firme" de construir mais quatro espaços verdes urbanos no concelho até 2013, ou seja, até ao final do actual mandato.

"Queremos juntar aos seis parques existentes outros seis espaços, sendo que quatro deles deverão estar concluídos até ao final do mandato", disse o autarca. Ribeira dos Mochos (que será inaugurado hoje), Outeiro de Vela, em Cascais, Talaíde e Parede serão as quatro zonas onde nascerão os futuros parques urbanos.

Quanto aos restantes dois, previstos para as zonas de Freiria e São Domingos de Rana, Carlos Carreiras reconhece que se trata de "dois casos mais complicados", sublinhando, contudo, que a autarquia "tudo fará" para que também esses projectos sejam lançados ainda neste mandato.

O Parque Urbano da Ribeira dos Mochos, o primeiro espaço verde urbano construído no mandato em curso será inaugurado hoje, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

Com uma área aproximada de 41 mil metros quadrados, o novo parque urbano é um espaço integrado na Rede Ecológica Nacional.

Trata-se de uma zona de "grande valor natural e um importante corredor ecológico que promove a biodiversidade, que também incorpora importantes valores culturais que figuram num antigo aqueduto", diz a autarquia.

Além da requalificação da malha ecológica, o novo espaço de lazer, integrado em meio urbano, oferece um parque infantil, uma pista de aventura, um parque de merendas e um serviço de cafetaria. »

1 comment:

Anonymous said...

LOBO VILLA , 9-6-010
A terminologia Camarária ,do "terrorista-urbano" Carlos Carreiras(vice da CMC),significa aqui que, como não podem construír nas linhas-de-água,que são da REN(Decreto-Lei que as proíbe ),como a Rbeira dos Mochos,então aí constróiem-se "parques urbanos"...como este, que acaba de se inaugurar, mas afinal,nunca se diz aonde...(pudera é uma linha de água !). Alguém daqui sabe onde fica este "parque" ?
Mais, serão mais dez "parques",(mais dez linhas-de-água, até ao final do "mandato"?), sem especificar, pois estas coisas políticas destes "terroristas urbanos",em linhas de água, não convém confessar...