Monday, June 28, 2010

Quatro praias de Cascais continuam com água imprópria

In TSF (26/6/2010)

«Ontem às 13:58Quatro praias do concelho de Cascais «continuam a não estar próprias para os banhistas», de acordo com o responsável da divisão de saúde ambiental da Direcção Geral de Saúde (DGS), uma situação que é contestada pela autarquia.

«A praia dos Pescadores, Duquesa, Rainha e Conceição continuam a não estar próprias para os banhistas, porque não reúnem as condições necessárias [em termos de qualidade da água] para que sejam consideradas zonas balneares», afirmou Paulo Diegues, também membro da Comissão Técnica de Acompanhamento para aplicação da directiva que designou as praias de boa qualidade existentes nesta época balnear.

Na lista de «praias e banhos marítimos para o ano de 2010», publicada no dia 18 de Junho em Diário da República, não constam as quatro praias referidas, apesar de, no início do mês, o vereador do ambiente e vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, ter anunciado que todas as praias do concelho estão com «excelente» qualidade de água, estando próprias para os banhistas, após realizadas obras na ribeira das Vinhas.

«Se os dados analíticos actuais apresentam uma boa qualidade [de água] isso representa um aspecto positivo e não existirá aparentemente um risco iminente para a saúde pública. Contudo, a sua classificação tem de ter em conta um histórico de 4 anos. Não é pelo facto de as análises do início desta época balnear demonstrarem aptidão que muda automaticamente a sua classificação», sustentou o responsável da DGS.

Segundo Paulo Diegues, «as praias em causa apresentavam [em análises realizadas anteriormente] uma qualidade duvidosa e portanto enquadrava-se na qualificação de má».

Contudo, conclui o responsável, «os banhistas são livres de escolherem as praias onde pretendem passar os seus tempos de lazer, devendo escolher de preferência as praias que estão designadas e que são vigiadas, quer do ponto de vista da qualidade da água quer do ponto de vista da segurança».»

...

Mais vale prevenir do que remediar.

2 comments:

Anonymous said...

dizem q a agua desss praias por dinheiro n dgam o q n é ... porque mergulho nessas aguas ha mais de 7anos e nunca me acnteceu nada a mim nem pessoas cnhecidas por isso pelo dinheiro dizem tudo...

Anonymous said...

LOBO VILLA

O sr Carreiras,sendo um político de carreira, merece sempre as maiores reservas.
Eis as razões dessas reservas, vindas da Dir. Ger. de Saúde.
A notícia repentina da CMC, que as praias de Cascais estavam no "primeiro mundo",de um ano para o outro, cheirava a propaganda pura e afinal, é isso mesmo que é...
O que para os Srs da CMC é o costume( a propaganda do costume) , mas que é uma pena muito grande para os cascalenses !
Conclusão : "os banhistas que escolham...",está lá dito.