Wednesday, January 24, 2007

Mais de 300 mil turistas visitaram a Costa do Estoril em 2006

In Público (24/1/2007)
Alexandra Reis

«Número de dormidas cresceu 22 por cento em três anos. Hotéis obtiveram uma receita de 118 milhões de euros

Mais de trezentos mil turistas visitaram a Costa do Estoril em 2006, o que representa um crescimento na ordem dos 12 por cento face ao ano anterior. A Junta de Turismo da região tem um orçamento de 6,2 milhões de euros para 2007, dos quais cerca de 95 por cento serão destinados à promoção externa.
O presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, Duarte Nobre Guedes, anunciou ontem que, durante o ano passado, se registaram perto de 1,2 milhões de dormidas, o que se traduziu em cerca de 340 mil hóspedes, mais cerca de 12 por cento que em relação a 2005. Tendo em conta o triénio de 2003/2006, verificou-se um aumento de cerca de 22 por cento no número de turistas hospedados, acrescentou a mesma fonte.
De acordo com os dados apresentados pela Junta de Turismo, em 2006, cerca de 24 por cento dos turistas na Costa do Estoril foram espanhóis. Os portugueses representaram 20 por cento e os britânicos nove por cento. O grau de satisfação dos turistas que frequentam o Estoril é de 4,85 em cinco pontos, referiu Nobre Guedes, que citava um inquérito feito aos visitantes da região em 2006.
Segundo o responsável, a Junta de Turismo da Costa do Estoril tem um orçamento de 6,2 milhões de euros para este ano. Deste valor, cerca de 5,8 milhões de euros (95 por cento) destinam-se a promoção da região. O Campeonato do Mundo de Vela, salvaguardou, não está incluído neste orçamento, uma vez que será suportado pela Secretaria de Estado do Desporto.
As receitas de hotelaria da Costa do Estoril foram, em 2006, de 118 milhões de euros, mais 17 por cento do que no ano anterior. Apesar de algumas unidades hoteleiras da região estarem fechados para requalificação, Duarte Nobre Guedes afirmou que espera que "as receitas possam crescer dez por cento" durante este ano e que também seja aumentada a procura da região na época baixa.
Este ano deverão ser inaugurados o Hotel Real Villa Itália e a Estância Termal do Estoril - que esteve em funcionamento até à década de 1960, sendo agora reabilitada. Os hotéis de Oitavos, Miramar, Casino e Quinta do Barão deverão abrir em 2008 ou 2009, avançou o mesmo responsável.
Segundo o presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, durante este ano, vai ser desenvolvido "o projecto de sinalização hoteleira" e será feito "o ordenamento de trânsito e parques de estacionamento" junto às unidades hoteleiras

1 comment:

Al Berto said...

Viva:

Conheço o Sr. Duarte Nobre Guedes há cerca de 30 anos.
Há muito que não nos vemos.

Desse tempo ficou-me a imagem dum homem competente, sério e solidário.

Para ele, se lêr este comentário, vai um grande abraço do sempre amigo José Alberto... da ex-ITALCER (Aveiro).

Cumprimentos,