Friday, May 25, 2007

Ecopontos, email de leitor do blogue *

Ex.mos Senhores

Há cerca de poucos meses (não sei precisar, mas talvez quando da criação deste site) enviei um e-mail a protestar contra a distribuição dos Ecopontos. Tenho-o feito várias vezes para o jornal "Costa do Sol", que têm tido a gentileza de publicar as minhas reclamações, mas sem qualquer efeito ou resposta camarária. Considero mesmo, dada a minha insistência séria e fundamentada, um desprezo ou, talvez, um gesto de arrogância. Vou, portanto, repetir-me.

Nos tempos da SUMA (e sem qualquer tipo de defesa ou comparação dos serviços prestados), havia uma distribuição racional de Ecopontos. Perto de minha casa, no cruzamento entre a Av. Emídio Navarro e Vasco da Gama, dada a existência de três restaurantes de grande movimento (passe a publicidade "Viriato", Apeadeiro" e "Frango da Guia") havia naturalmente um Ecoponto. Pelo menos o vidrão tinha um movimento pouco comum. Aquando da mudança da Suma para EMAC, desapareceu. E é uma pena, quase uma dor de alma, verificar que todos os dias, no lixo normal, são despejadas centenas de garrafas vazias. Podem confirmar. Centenas de garrafas vazias são despejadas em lixo indiscriminado. Protestei, conforme já disse, 3 vezes no jornal da terra e sem sucesso. Quando este site surgiu, voltei a protestar. Recebi uma resposta simpática a acusar a recepção e a encaminhar o e-mail para o destinatário competente. Com grande surpresa minha, uma semana depois estavam instalados os contentores do Ecoponto no antigo local. Tive a preocupação de responder a agradecer e reconhecer que as reclamações na CMC funcionavam. Foi com muita tristeza, que poucos dias depois verifiquei que os mesmos tinham sido novamente retirados. Decepção total. Volto a iniciar o processo. O que se passa é uma vergonha. Ou assumam que a recolha não é tão importante como isso. Corre na vizinhança, que um vizinho influente, não gosta do barulho das garrafas e da sua recolha. Não quero acreditar. Mas que parece, isso sim, parece. Agradecia que este meu "lençol" indignado não tivesse só a acusação de recepção, automática e fria. E que me dessem uma resposta convincente.

Atentamente

Rui Aguiar



* Já respondemos e reencaminhámos a quem de direito

3 comments:

António said...

Bom trabalho Rui Aguiar.

A cidadania é tão difícil quando tão poucos têm um tempito a dedicar à causa pública.

Paulo Ferrero said...

É só para dizer que o Presidente da CMC já respondeu a este nosso leitor (e futuro colaborador ...), aconselhando-o a, de ora em diante, apresentar as suas reclamações à empresa EMAC.

SM said...

Sei que este post é antigo. Mas gostaria só de deixar a seguinte nota.
Na rua onde resido existem vários estabelecimenttos e neste caso temos dois ecopontos bem perto.
Acontece que os estabelecimentos teimam em colocar os seus lixos recicláveis nos caixotes normais, enchendo-os de tal forma que estão sempre abertos. Verificando que não havia mudanças na atitude, falei com o proprietário de um dos estabelecimentos, por sinal o que mais contribuia para esta situação e fiz uma sugestão de passarem a colocar os cartões plásticos no ecoponto. Sim senhora tem razão, vou dar indicações aos meus colaboradores, foi a resposta. Óptimo. Mas infelizmente na semana seguinte a situação mantinha-se.
Por coincidência um dia vinha a chegar a casa e vejo parada à porta da minha casa uma viatura da CM Cascais identificada como fiscalização ambiental. Aproveitando dirigimo-nos ao condutor e expusemos a questão, tendo-nos ele informado que estava no local exactamente por essa situação. O proprietário já tinha sido alertado 3 vezes e agora vinha novamente tirar fotografias para pedir a intervenção da Polícia Municipal, caso a situação continuasse. Essa intervenção seria já para aplicar uma multa.
Aplaudo esta iniciativa e se calhar se for pedida a intervenção do ambiente nesta situação, pode ser talve mais uma pressão sobre a EMAC. Este testemunho já vai longo, mas achei que poderia ser útil. Também é importante noticiarmos o que de bom se vai fazendo.