Thursday, November 08, 2007

Cascais abre informação municipal através de sistema on-line

In Público (18/11/2007)

«O Plano Director Municipal, planos de pormenor e outros documentos da Câmara de Cascais começaram a estar disponíveis on-line através do Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Segundo o vereador do Urbanismo, Carlos Carreiras, a plataforma do SIG começou por ser utilizada no âmbito da gestão urbanística e do ordenamento do território, para melhorar a resposta dos serviços, e evoluiu para permitir aos munícipes a consulta de todas as informações relacionadas com a gestão municipal. "Costumam existir suspeitas na área do urbanismo com base no desconhecimento e o sistema possibilita que toda a informação que tenho enquanto vereador responsável pelo urbanismo fique disponível a todos os munícipes", explicou o também vice-presidente da autarquia, que acrescentou: "O que pretendemos é que o munícipe não tenha que sair de casa para vir pedir um extracto do PDM e voltar no dia seguinte para o buscar".

O sistema implicou um investimento de 190 mil euros e foi desenvolvido em parceria com uma empresa. No endereço electrónico http://sig.cm-cascais.pt é disponibilizada também informação sobre as freguesias, equipamentos desportivos, culturais e de utilidade pública. O SIG móvel turístico permitirá no futuro aceder a informação e mapas para dispositivos móveis do tipo Pocket PC ou SmartPhone.»

Esta é uma boa notícia, para todos. Mas, infelizmente, muitas das suspeitas existem exactamente por se conhecerem mil e uma situações demasiado bem. Este anúncio é um bom passo em direcção da transparência, mas não chega. A ver vamos.

1 comment:

V.S.A. said...

Já utilizei este novo programa e de facto é fantástico. Muito útil. Acho que é necessário reconhecer que a CMC neste campo está à frente da maioria dos outros concelhos do País.
Contudo, importa salientar que o problema do urbanismo em Cascais nunca esteve no acesso ao PDM, mas sim no próprio conteudo do diploma que necessita ser urgentemente revisto.