Thursday, March 26, 2009

Abaixo-assinado contra a construção de um Burger King em Birre



Exmº Senhor Presidente da Câmara de Cascais,


Como habitantes ou amigos de Cascais, vimos por este meio repudiar e pedir a V. Exª a anulação da autorização da construção de um Burger King em Birre.

As razões para a n/ indignação têm a ver com os seguintes pontos:

1. O local de construção é uma zona residencial, que vai ser prejudicada por esta infra-estrutura.

2. O caos do trânsito que vai causar no principal acesso a Cascais, que já é presentemente crítico, com apenas uma faixa de rodagem para cada sentido na principal artéria de entrada na vila.

3. Os factores ambientais de cheiros, lixos e poluição que esta infra-estrutura causará numa zona residencial.

4. O impacto negativo que um restaurante com estas características têm nos hábitos alimentares e na saúde, especialmente dos jovens.

5. A existência (também ela negativa) de um restaurante semelhante de um concorrente nas proximidades. Haverá necessidade de dois restaurantes similarmente prejudiciais à saúde, tão próximos, para uma população como a de Birre sabendo que há já outros restaurantes do género em outros pontos de Cascais? Pensamos que não.

Por estas razões principais, que não são exaustivas, e face à indignação da população, pedimos que anule a autorização da construção do Burger King de Birre.


Atentamente,
Comunidade de Cascais

http://www.petitiononline.com/BurgerNo/petition.html

8 comments:

Anonymous said...

pois é o que querem... andaram estes anos todos a autorizar, em plena zona nobre habitacional..., alteração do uso das ditas moradias...ele há farmácias, ele há imobiliarias, creches, restaurantes, depois queixam-se.Era bem mais giro quando a unica coisa aberta era o centro comercial o licor beirão e pouco mais...pois é agora queixem-se...
Já agora não sei como a Galp do gigino ainda lá esta porque um starbucks drive in caia que nem ginjas.
...ahhh POVO POVO ganha juízo ....

Anonymous said...

Opiniões... permitam-me a minha:
1. "O local de construção é uma zona residencial, que vai ser prejudicada por esta infra-estrutura." - Dadas as características dessa zona residencial (habitações tipo condomínio privado individual, ausência de passeios, jardins públicos, parques infantis, jogos, espaços de convívio,..), conducentes à vida entre muros, torna-se complicado identificar qual o prejuízo adicional que possa ser causado.

2. "O caos do trânsito que vai causar no principal acesso a Cascais, que já é presentemente crítico, com apenas uma faixa de rodagem para cada sentido na principal artéria de entrada na vila." - Pode ser uma boa ideia vender hamburguers aos pópós parados nas filas (potenciais clientes).

3. "Os factores ambientais de cheiros, lixos e poluição que esta infra-estrutura causará numa zona residencial." - A legislação não permite estes problemas, façam-na cumprir.

4. "O impacto negativo que um restaurante com estas características têm nos hábitos alimentares e na saúde, especialmente dos jovens." - Este tipo de restaurantes geralmente também disponibiliza comida saudável, haja a educação e bom-senso necessários na escolha. Tem o impacto positivo de servir de ponto de convívio, especialmente dos jovens. Maior impacto negativo tem a falta de condições apontadas no ponto 1.

5. "A existência (também ela negativa) de um restaurante semelhante de um concorrente nas proximidades. Haverá necessidade de dois restaurantes similarmente prejudiciais à saúde, tão próximos, para uma população como a de Birre sabendo que há já outros restaurantes do género em outros pontos de Cascais? Pensamos que não." - A concorrência é benéfica, porquê permitir o monopólio verificado?

Opinião de quem (a) não consome fast-food e (b) não é cliente de grandes empresas como esta.

Anonymous said...

Concordo com o que disse o anónimo anterior. Esta petição não reúne qualquer fundamento apto a impedir a referida construção…
Além disso, acho que estes investimentos são importantes no actual contexto económico. Afinal, sempre se criam alguns postos de trabalho.
P.S. – Também não consumo fast-food nem sou accionista de nenhuma empresa do ramo…

Anonymous said...

LOBO VILLA

Detesto a violência e os sopapos mas, tal como na escola pública há uns alunos a precisarem duns sopapos,também na administração pública há uns plut...autarcas a precisarem duns valentes sopapos ;tal foi o caso-Judas,que não chegou a levá-los ; tal é o caso-Capucho que, com a crise, deveria levá-los agora,em nome desta ,mas sobretudo em nome das torres...
Escrever neste blogg é uma frustração!O palavreado acabou-se!!!
Judas é outra frustração,Felgueiras é outra,Isaltino é outra,Avelino foi agora outra (!) e Capucho já é outra ,desde as torres de 100 m na Marina e das que estão em construção no Parque Palmela !
BASTA de conversa fiada !!!
Quem se candidata a ser o AUTOR do primeiro sopapo público num autarca desavergonhado ???

Jorge Dinis said...

Bom dia,
Não estou a ver qual é o problema destas pessoas, isto só podem ser os betinhos da zona onde vai ser construido o Burguer ou então alguém do MC Donalds. 1º a minha questão é saber se também fizeram alguma petição quando foi feito o MC Donald`s de Birre, 2º em termos de cheiro com certeza que este tipo de Restaurante prezam muito as questões de higiene, tanto em termos de cheiros como em limpezas. 3º façam uma lista dos restaurante que não estão nas zonas residencias, e quantos existem no R/C de Prédios.
A concorrencia sempre foi saudavel, vejam o caso da ZON e MEO, se não aparece-se a MEO a esta hora ainda pagava 40€ e agora pago 20€, deixem lá construir o Burguer! sempre é melhor construir algo do que ter o terreno ao abandono como está muitos anos.
Deviam era fazer uma petição para acabar com o monstro situado em frente a estação de Cascais ( antigo Hotel Nau) isso sim seria algo construtivo, sim porque um turista que chega a cascais de comboio leva com aquele monumento e deve ter logo vontade de apanhar o comboio para Lisboa.

Anonymous said...

Jorge...os turistas so devem ter mesmo vontade de apanhar o comboio de volta pa Lisboa a partir do momento em que chegam aquela "belissima" estação de Cascais.

Anonymous said...

O sitio escolhido é o ideal !
Vai descongestionar o transito na rotunda,de certeza. Vejam bem o alcance deste autarcas.
Era o investimento q faltava a Cascais.

Anonymous said...

Se tem um investimento melhor, do que está à espera para investir? Mas veja lá se faz um investimento daqueles que não congestionam o trânsito...