Wednesday, September 16, 2009

Jardim Costa Pinto visto do ar (antes do abate)


Há dias era assim. Hoje já não será, porque abateram cerca de 20 árvores de grande porte, que compunham a enorme mancha verde a Norte do jardim. Porquê? Estamos fartos destes abates de árvores, supostamente protegidas por regulamento municipal. Esses regulamentos são só para aplicação nos privados? As intervenções camarárias, de supostas podas e abates por causas fitossanitárias começam a ser uma praga. Ninguém põe cobro a isso?

1 comment:

Anonymous said...

Antonio M Cascais,Arq

Há tempos o Dr. António Barreto dizia que "os portugueses não gostam de árvores".
Custou-me a aceitar então ; mas hoje não só aceito como acrescento que os portugueses detestam as árvores e toda a vegetação caduca que,com as suas folhas "sujam" os seus quintais e os seus automóveis.
As folhas "sujam",dizem eles, e portanto apoiam as criminosas "podas camarárias" que anualmente as decepam em pré-morte,sem qualquer explicação agrononómica. Ou silvícola,ou
científica.
As câmaras abatem ou podam as árvores,porque sim, porque acham que elas estão "doentes"( medidas "fitossanitárias",dizem...) ou porque acham que estão a "limpar" o lixo (as folhas), ou porque os cidadãos reclamam essa "limpeza"(!).
Mas ninguém sabe exactamente o porquê deste "mistério" nacional, destes abates e destas podas peregrinas,que sendo uma "cultura camarária",não se explica sómente pelo "não gostar", da vegetação.
É como estacionar em cima do passeio tendo um lugar permitido ao lado.
É uma cultura tão estúpida e tão instalada que já nem se questiona.
Nesta época eleitoral gostava de ver um partido a falar nesta elementar questão , por ex. em Cascais,quando mais de 20 árvores seculares foram silenciosamente abatidas,no Jardim principal da Parada,frente ao museu das histórias a inaugurar com muita pompa e muitas árvores abatidas também, para a sua construção...