Wednesday, September 23, 2009

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO - Cascais promove nova visita às grutas do Poço Velho

In Imprensa Cascais


«Sábado, dia 26 de Setembro, a partir das 15h00 –Centro da Vila (Largo das Grutas)

Dia 26 de Setembro, a partir das 15h00, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, subordinadas ao tema “Viver o Património”, a Câmara Municipal de Cascais convida o público a visitar novamente as Grutas do Poço Velho, situadas no centro da Vila. Com entrada livre, as visitas serão guiadas por técnicos municipais.

Abertas ao público pela primeira vez em 18 de Abril último, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, após uma intervenção de reabilitação, as Grutas do Poço Velho, situadas na margem direita da ribeira das Vinhas, em pleno coração da vila de Cascais e com entrada pelo Largo das Grutas, nas traseiras do edifício S. José, voltam agora a receber visitantes.

Agora como há uns meses atrás, aguarda-se grande afluência do público, sendo que as visitas serão guiadas por técnicos municipais que irão dar a conhecer a história deste espaço ímpar que remonta ao período paleolítico, neolítico e calcolítico, conforme atestam os vestígios arqueológicos encontrados, no final do século XIX, nos sedimentos que preenchiam o seu interior. A principal ocupação detectada nestas grutas é, aliás, da época neolítica e calcolítica e refere-se à utilização da cavidade como necrópole, tendo fornecido um rico espólio, uma parte do qual pode ser visto na exposição patente na nova Sala de Arqueologia do Museu Condes de Castro Guimarães.

Esta visita coincide com as Jornadas Europeias do Património assinaladas este ano a 25, 26 e 27 de Setembro, e que se subordinam ao tema “Viver o Património” como forma de chamar a atenção para que as visitas aos lugares patrimoniais sejam mais do que simples visitas clássicas. O desafio de “vir ver o património”, traduzido no lema “Viver o Património”, consiste em proporcionar ao público a vivência do património, potenciando a sensação de “estar em casa”. Assim, pretende-se estimular a aproximação física e emocional das pessoas para com o património, transformando a visita numa experiência integral dos sentidos. »

1 comment:

Anonymous said...

LOBO VILLA ,29-9-09

Lemas como "viver o Património" e a sensação de "estar em casa" deviam ser praticados o ano inteiro e não apenas em pré-eleições.
Depois dos monos do Cascais-Vila e o do outro, ao lado da Estação, e sobretudo agora com as torres soviéticas do Estoril-Sol, como é possível "viver o património" de Cascais ?
Depois disto, quem é que se "sente em casa",em Cascais ?