Sunday, September 20, 2009

Apresentação Pública do PP de Freiria, em S.Domingos de Rana

«- Dia 20 de Setembro | 16h30 | Estrada de Polima –

Decorre no dia 20 de Setembro, às 16h30, na Estrada de Polima, junto à Villa Romana de Freiria, a apresentação pública do Plano de Pormenor de Freiria. Este Plano de Pormenor tem como objectivo estratégico o ordenamento e requalificação das sete Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) existentes na zona e a implementação de um pólo de actividades comerciais e serviços, para além de permitir a musealização e valorização cénica do conjunto arqueológico da Villa Romana de Freiria. A sessão conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António d’Orey Capucho.

Desenvolvido pelo Departamento de Requalificação Urbana, o Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística da Área Envolvente à Villa Romana de Freiria está numa fase processual bastante adiantada, uma vez que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional já procedeu à conferência de serviços, acto que antecede a remissão para discussão pública, que está prevista para a próxima semana. Após a ponderação desta participação dos interessados, o Plano de Pormenor será finalmente enviado pela Câmara Municipal de Cascais à Assembleia Municipal, para a respectiva aprovação, a qual se espera vir a acontecer até final do ano em curso.

Depois disso poderá começar a tomar forma o plano gizado em conjunto por moradores, proprietários, arqueólogos, historiadores, técnicos e políticos, todos em articulação com o arquitecto José Alves Bicho, e do qual sobressai o ordenamento de uma área com 58,5 hectares na qual serão implantadas infra-estruturas de base, como redes de água e saneamento, bolsas de estacionamento, novas vias rodoviárias articuladas com a malha urbana adjacente – entre elas um troço da Variante EN 249-4 - , espaços verdes e de lazer – incluindo um parque urbano com 17 hectares –, um complexo escolar integrado para o primeiro, segundo e terceiro ciclos, equipamentos desportivos, zonas de comércio e serviços, um centro interpretativo e um pequeno museu de sítio, que irá valorizar a Villa Romana de Freiria, um dos mais importantes vestígios romanos da Península Ibérica.

DADOS-RESUMO PP FREIRIA
Habitação | 135.000 m2, correspondentes a 1012 fogos;
Comércio e Serviços | 22.400m2;
Espaços verdes e equipamentos | 259.000m2, dos quais 170,000m2 para um Parque Urbano e 30.800m2 para a instalação de uma Escola Básica Integrada.»

6 comments:

Anonymous said...

De todo esta verve tecnocrática destaca-se uma situação importante : são sete "AUGI",(sete "Áreas Urbanas de Génese Ilegal"),ilegais para a Câmara ,mas legais para os cidadãos.E bem. Portanto legais ! Pois são os cidadãos que os elegem e que pagam á Câmara.
Vêm só agora,com uns PP's de última hora,dizer que os cidadãos fizeram umas "AUGI's" e que estão "ilegais" ?
Os cidadãos legais que se juntem e processem a "CMIC"("Câmara Municipal Ilegal de Cascais"),ou que deixem de votar ou/e de pagar,enquanto não houver um PP atempado,aquando das construções!

Anonymous said...

Sem dúvida ! A CMC,qualquer autarquia, tem de andar á frente, planeando e ordenando o território e não atrás dos proprietários,á caça á multa,depois deles construirem dizendo que estão "ilegais" !!!

Anonymous said...

Era bastante mais construtivo que, antes de se fazerem comentários que não acrescentam valor que se inteirassem préviamente das matérias. Este PP não é de última hora, e infelizmente, pelo contrário vem sendo elaborado à mais de uma década. Aliás, pelo seu baixo índice de construção e pelos espaços verdes e equipamentos que integra, é considerado um "exemplo" a seguir no Concelho de Cascais. A critica destrutiva e "gratuita" nada acrescenta ... Parabéns a toda a equipa que elaborou, coordenou ou de alguma forma fez parte da elaboração deste Plano de Pormenor !!

Anonymous said...

A crítica séria é sempre construtiva.
Este e os outros PP's (de Cascais de Lisboa...etc) são sempre de última hora porque em vez de PLANEAREM vão atrás dos acontecimentos.Diz este "assessor" que "á" mais de uma década (há é com H !)que está em elaboração !
É a prova do que afirmo ; e vai continuar por muitas décadas mais, pois a CMC não vai largar os proprietários,em sucessivas caças ás multas,até que se "legalizem".
Brandoa,Falagueira,Galinheiras são "planos" que começaram nos anos 70 e que continuam...
Veja se entende sr. "assessor" (e já agora se aprende a escrever...) eu estava a falar de "AUGI"...que é uma figura de "planeamento" que envergonha o país !

Anonymous said...

M A L C R I A D O !!! (veja lá bem se falta alguma letra, porque o objectivo é fazê-lo perceber que é mesmo com as letras todas)

Anonymous said...

Agradeço o elogio,sr. "assessor".
É como lhe digo : uma Cãmara que funcionasse e portanto que planeasse ,como é sua obrigação legal, nunca teria "AUGI's" ou bairros "clandestinos",que são uma vergonha nacional .
Diga isso ao seu chefe.