Tuesday, June 03, 2008

Cascais é o concelho onde existem mais praias com água de má qualidade

In Público (3/6/2008)
Clara Viana

«É o pior desempenho dos últimos cinco anos, diz o relatório do Instituto da Água, que nomeia zonas balneares entre a Póvoa de Varzim e Tavira. 95 por cento das praias sem problemas

Com três praias (Rainha, Conceição e Poça) com classificação de "má", Cascais foi o concelho do país com a pior performance no que respeita à qualidade das suas águas balneares, confirmou ontem a Comissão Europeia, com base num relatório do Instituto da Água (Inag). Apesar de só divulgado agora, este balanço é feito com base nos resultados obtidos em 2007.

"O problema não está na orla costeira, está nas ribeiras", justificou ao PÚBLICO Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara de Cascais. Desde que, no final dos anos 90, começou a ser implementado um sistema de saneamento básico no concelho, o principal foco de contaminação do litoral tem sido atribuído às ligações clandestinas de esgotos às ribeiras que desaguam nas praias da linha do Estoril. Em 2003, a empresa responsável pelo saneamento, a Sanest, deu o caso como resolvido. Mas, entretanto, acusa Carreiras, na ausência de fiscalização, uma missão que compete à administração central, surgiram novos focos de contaminação.
O autarca recorda também que a contaminação do litoral pelas ribeiras se dá sobretudo em períodos de chuva intensa. Com chuva, as ribeiras ganham água suficiente para que o seu caudal chegue às praias É esta situação, diz, que está agora a prejudicar Carcavelos. Nas últimas análises, realizadas pelo Inag entre meados de Maio e o princípio deste mês, a qualidade da água na maior praia do concelho é apresentada como sendo "má". Cerca de 95 por cento das praias marítimas portuguesas cumpriram os valores imperativos de qualidade da água fixados pela União Europeia. Mas o número das que infrigiram as normas passou, em 2007, de seis para 21. Foi "o pior desempenho dos últimos cinco anos", confirma o Inag no relatório que serviu de base ao balanço da CE. (...)»

Lá se vai o turismo de qualidade. Mas, estejamos tranquilos: a culpa é das ribeiras ... como tal é melhor impermeabilizá-las quanto antes, pelo que vem aí o Corte.

Pergunto ao Prof. Marcelo como vai ele continuar a mergulhar na Praia da Conceição?

No comments: