Friday, June 06, 2008

No dia em que investiguem o Urbanismo da CMC:

É começar por uma ponta, geograficamente falando, e acabar na outra, passando tudo a pente fino, com retroactivos de pelo menos 20 anos, e englobando, já, os que hão-de vir:

- Chalet da Condessa (Bafureira);
- 'Cidade A.Santo' (Bafureira);
- Quinta do Barão (Carcavelos);
- Plano de Urbanização de Carcavelos Sul;
- Plano de Pormenor do Cabreiro;
- Corte Inglès;
- Hotel Atlântico;
- Plano de Pormenor do Hotel Miramar;
- Vila Montrose;
- Ampliação do Casino;
- Centro Comercial Cruzeiro;
- Estoril-Sol;
- Condomínio no antigo campo de râguebi de Cascais;
- Condomínio nos edifícios da CMC, junto ao Hotel Cidadela;
- Ampliação do Hotel Albatroz;
- Projecto do novo Hotel Nau;
- Cascais Villa;
- Condomínio junto ao 'Pai do Vento';
- Empreendimentos da Gandarinha;
- Marina de Cascais;
- Empreendimento da Costa da Guia, junto à Estrada do Guincho;
- Fases 1 e 2 do Abano;
- Terrenos junto à Areia, defronte ao Camping.

E já teriam muito com que se entreter.

9 comments:

Anonymous said...

Não sei se este assunto já aqui foi debatido, mas acho que convém começar já a agir.

Segundo uma fonte colocada junto da direcção, o colégio "Filhas de Maria Auxiliadora", na rua Trouville, vai mudar as suas instalações para um novo edifício, já com obras bastante adiantadas, junto ao Hospital Condes de Castro Guimarães, deixando o complexo actual na rua Trouville de funcionar, quer como escola, quer como convento. Acontece que a ordem religiosa a que os edifícios pertencem provavelmente quererá desfazer-se das suas instalações do Monte Estoril, que ficam numa zona onde os condomínios crescem como cogumelos, e que incluem a antiga "Casa do Conde", um imóvel de traça arquitectónica única e que merece ser preservado. Ainda há poucos meses foi demolido, mesmo ao lado desta casa, uma espécie de castelo devoluto, e no seu lugar já está um novo condomínio. Convém começar já a acompanhar a situação para que mais tarde não seja tarde demais.

Anonymous said...

neste pais esta bem ta... fica tudo na mesma ou pior....

Anonymous said...

De todos estes casos há um exemplar,um verdadeiro "case-sudy",a ser estudado um dia nas universidades(de Direito,de Arquitectura...)--o do Estoril-Sol-- de como um espaço público,o Parque Palmela,passa a espaço privado,e,para cúmulo,de como nessa passagem se destrói também a paisagem de Cascais e da sua Baía,uma das mais bonitas do mundo,com três monstruosasa torres de 15 andares cada,em pleno Parque.Será o mais emblemático exemplo de especulação imobiliária e de corrupção do poder político pelo poder económico,ao cabo de 34 anos de "democracia".


14-6-08 Lobo Villa

Anonymous said...

O sr Ferrero diz:"No dia em que investiguem o Urbanismo da CMC"...
Pergunto: Mas qual dia?
E quem investiga quem?
Parte do princípio de que há Justiça em Portugal e que "um dia" alguém (uma ASAE...) fará justiça á "criminologia do betão" que invade Cascais ?
Vão perguntar a Dargent e a Roseta e a Judas e a Capucho,o quê?
Se era "o betão" que estava em vigor?
Sr Ferrero,por favor ,a sua lista de perguntas é tão baralhada,mistura o construído com o projectado e com tantos autarcas, que o melhor é mesmo acalmar,e não fazer mais perguntas destas,para não confundir mais os cascalenses.

António Andrade,Advogado,Lisboa/Cascais

Anonymous said...

Caro Paulo Ferrero,

A sua lista mistura o construído com o projectado, como bem escreve o advogado AA. Mas também mistura perigosamente o direito de cidadania com a insinuação de que tudo o que se fez e faz é pautado pela corrupção e a fraude.
Vamos a ver se nos entendemos: se você sabe alguma coisa acerca da condução ilícita dos projectos enunciados, por que motivo não os denúncia junto das entidades competentes? Ao que sei o Ministério Publico, a Policia Judiciária, os Media etc. estão ávidos desse seu contributo.
Se aquilo que suspeita ser negócio escuro é apenas conversa fiada do género "ouvi dizer que o fulano diz que disse" é curto, e não acrescenta nada a não ser confundir o direito de expressão e de cidadania com o lado mais tenebroso da nossa cultura mesquinha e invejosa.
Este tipo de listas negras coloca sob inadmissível suspeita funcionários, técnicos, promotores, políticos e todos quantos, de modo sério, participam em processos muitas das vezes assentes numa enorme complexidade jurídica, económica, urbana e interesses legítimamente assegurados pelas leis que nos regem.
O negócio imobiliário foi, e é, o petróleo do país. Não há cão nem gato que não fareje a sua oportunidade de ganhar uns milhões! Mas, por mais que lhe custe, é legal; regula-se pelas leis do mercado e até está consagrado na Constituição da Republica. Não devia estar, dirá você. Então mobilize a opinião pública no sentido da revogação das leis. De forma democrática e transparente, não á Hugo Chavez.
Se considera, como eu, que o caos urbanístico tem origem nas mais-valias que advêm da transformação do solo, nas erradas estratégias de desenvolvimento seguidas pelos sucessivos governos (incluindo o actual que aí vem com mais betão, aeroportos, TGV`s, Planos Ribeirinhos, etc.), na falta de Ordenamento e Planeamento Urbano, no facto votarmos em caras e não em programas claros de sustentabilidade urbana, então a sua actividade requer participação cívica séria, com trabalho, com propostas e soluções mobilizadoras que todos compreendam e defendam. Mas isso raramente aparece no seu blogue. Bien placé, limita-se a enunciar problemas. Nunca apresenta soluções. Derrama a tinta negra sobre os outros e pretende sair imaculado na fotografia.
Quer apostar que um dia destes vamos encontrá-lo numa qualquer lista partidária concorrente à Câmara? Não para mudar o que quer que seja, mas para fazer exactamente o que tanto critica nos outros.


João Fragoso

Paulo Ferrero said...

Caro João Fragoso (?),

Em primeiro lugar, sossegue e não aposte ... que perde.

Em segundo, e último lugar, volte sempre!

Anonymous said...

Srs. João Fragoso e António Andrade,

Este blog e as colaborações que logrou reunir conseguíram, além de alertar, parar algumas das aberrações e crimes cometidos. Noutros casos conseguiu-se mesmo que tenham sido iniciadas investigações criminal e de incompetência (não sou jurista e as palavras podem estar equivocadas...).
Um simples exemplo: o novo proprietário que comprou e demoliu um imóvel histórico do Sec. XIX vizinho ao meu está, juntamente com o Urbanismo da CMC, a braços com uma multa e uma investigação da Procuradoria.
É difícil balancear o desenvolvimento com a preservação do património, mas Cascais e os Estoris merecem esse esforço.

Se é verdade que alguns comentaristas criticam mais do que apresentam soluções, essa não é uma posição comum a todos.
Se não estou enganado, depois da comunicação social, nota-se também uma maior abertura da CMC para colaborar com a Cidadania Cascais.

Aliás, seria bastante útil ter a colaboração de mais juristas neste blogue que junta pessoas que se preocupam com Cascais...
Será que estão dispostos a ajudar?

Cumprimentos,

Manuel

Anonymous said...

não porque normalmente essas posições depois pagam-se caras

Anonymous said...

Caro Manuel:
De facto os comentaristas deste blogg criticam mais do que apresentam soluções.Isso é por definição ,um blogg,este ou outro.
O que pede aqui ,no seu comentário, é que nós,simples bloguistas nos metamos ali na Câmara de Cascais a investigarmos as corrupções do Dr. Capucho,ali,nas suas barbas,nos arquivos,ou no "expediente" diário...Para isso existe a chamada "oposição",em democracia(que dizem que estamos),mas que não funciona,como saberá.Hoje PSD,amanhã PS,o "rotativismo" em vigor,tal como na 1ª República.
Portanto se este blogg fôr bastante crítico,se der que falar na dita comunicação social,então a sua missão estará cumprida.
Cumprimentos para si,continue.


25-6-08 Lobo Villa