Wednesday, June 04, 2008

Moradores de loteamento na Guia contra maior área de construção para clínica

In Público (4/6/2008)
Luís Filipe Sebastião


«Uma proposta de alteração do loteamento Mata da Guia, que poderá aumentar a área de construção prevista num lote de 400 metros quadrados para mais de 11 mil m2, está a preocupar os moradores daquela zona do litoral de Cascais.
O alvará 775/86 viabilizou um loteamento de 45 lotes, com 474 fogos, junto ao Farol da Guia. A urbanização, com cerca de duas décadas, previa no lote 41 um equipamento de utilização colectiva, com uma área de construção de 400 m2, num só piso. Mas o terreno arborizado, com vista privilegiada para o mar, tem sido alvo de propostas de ocupação diversas.
A mais recente - de uma empresa do ex-ministro da Saúde, Arlindo de Carvalho - visa a construção de um complexo de cuidados continuados, com residências assistidas, totalizando 139 alojamentos e 177 camas. Os seis blocos, com três e quatro pisos, terão entrada pela Rua dos Choupos. A área de construção soma 11.668 m2 acima do solo e 3871 m2 em cave.
Um parecer do gabinete de estudos urbanos municipal, de Março último, considerou que, perante o aumento de área de construção, "o índice bruto do alvará aumenta de 0,38 para 0,46, ficando garantido o enquadramento no estipulado no Plano Director Municipal para a sua globalidade" e que o estacionamento é assegurado dentro do lote acima do regulamentado no PDM. A Direcção de Faróis e a Sanest ainda não se tinham pronunciado acerca da ocupação das servidões ao farol e ao emissário do saneamento da Costa do Estoril.
Um grupo de moradores está a promover um abaixo-assinado para travar o projecto, para "não alterar significativamente a qualidade de vida das pessoas que esperavam que ali fosse criada uma zona verde com algum equipamento". O vereador do Urbanismo na Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, que se reuniu ontem com moradores, confirma que está em apreciação um equipamento de saúde privado, cuja aprovação depende de "ser estabilizado com os promotores e reunir o consenso dos moradores". O autarca assume o interesse em viabilizar o projecto, por se tratar "de um tipo de equipamento com uma crescente procura", mas que só irá por diante "após discussão pública" e se a maioria dos moradores não se opuser ao projecto. »

"Equipamento com crescente procura"? Pergunto: não há um novo hospital em perspectiva? Ou tem-se fechado tudo quanto é público para que essa procura cresça?

2 comments:

Anonymous said...

O lote 41 em causa,objecto de especulação, é o pinhal em frente ao portão grande da Casa de S.José da Guia,junto á ciclovia.
Em 1986,nesse lote,foi aprovada uma construção de 400 m2(equivalente a 1 moradia)de acordo com o PDM; hoje,nesse mesmo lote, a Câmara quer autorizar uma construção de 11.668 m2 (equivalente a 29 moradias !!!).E,como se pode ver,os "técnicos" do PDM de hoje,dizem que fica tudo bem resolvido, "na sua globalidade".
E em vez do pinhal existente,com uma "moradia",ficariam 6 blocos de 4 pisos,para uma clínica privada com vista para o mar...apesar do novo hospital de Cascais,em construção.
A disfarçada especulação imobiliária das autarquias,aqui em Cascais tornou-se DESACARADA,um autêntico "terrorismo urbano"(na verve do Sr. Carlos Carreiras).
Mas pior,este diz que tal vandalismo irá por diante se "a maioria dos moradores NÃO SE OPUSER"...ou seja,se não vierem para a rua com cartazes não se livram de mais 6 blocos de betão em cima do Mar!
Nunca em tempo algum,na História desta 3ª República,houve tanta ganância e tanta corrupção.
Em Cascais,para fechar o triângulo só falta mesmo o futebol.


6-6-08 Lobo Villa

Anonymous said...

As recentes ligações de Arlindo de Carvalho a Carlos Carreiras são ja bem conhecidas.

È um versão diferente do genero Judas- A.Santo.

Nada me surpreende...Em Carcavelos, Arlindo Carvalho é o unico morador da sua rua , a ter conseguido construir 2 casas num terreno para 1.

Os seus tentaculos sao variados e Carreiras sente-se nitidamente atraído, ainda para mais depois de enfrentar Capucho no processo Cidadela, e sentir que a sua saida pode estar proxima.