Friday, March 14, 2008

S.O.S. Baixa de Cascais/Centro do Monte Estoril e Estoril

Exmo. Sr. Presidente António Capucho


Como é do conhecimento de V.Exa., a Baixa de Cascais, o centro do Monte Estoril e a zona das Arcadas do Estoril são dados como 'mortos' por muitos, não tantos quantos aqueles que nada têm feito para os fazer 'ressuscitar'.

Mais uma vez vimos ao contacto do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, apelando a que a Câmara, juntamente com as forças vivas do concelho, tente resolver esta triste realidade do nosso quotidiano, que nos envergonha perante quem nos visita.

Decidimos, desta vez, levar a cabo um inquérito independente junto das pessoas que moram, trabalham e visitam Cascais, no sentido de recolhermos as suas sugestões, que reencaminharemos a V.Exa., periodicamente, e que resultarão do preenchimento de um formulário disponível no nosso site, em http://cidadaniacsc.tripod.com/baixa.html .

Adicionalmente, aproveitamos esta ocasião para enviar a V.Exa. as nossas próprias sugestões (ver AQUI).


Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.


Paulo Ferrero, António Cristóvão, Diogo Pacheco de Amorim, João Nuno Barbosa, Jorge Morais, Maria Amorim Morais, Paulo Maurício e Vasco Stilwell d'Andrade

12 comments:

Anonymous said...

Este documento enviado pela Cidadania-Cascais ao Pres. da CMC,mais parece enviado por este áqueles!Porque:
1-Responsabiliza a Sociedade Civil,porque não se sabe organizar e "impôr aos poderes públicos",mas pior(!),des-responsabiliza a CMC,"não podem esperar que a autarquia faça o que eles (eles,soc. civil) não são capazes de fazer".Ou seja a carneirada é anarca e a pobre da autarquia,incapaz!
2-E os coitados dos comerciantes,são atrasados-mentais,deixaram morrer Cascais-Estoril porque não sabem vender,a culpa é deles e "não da Câmara,nem das grandes superfícies,nem da falta de estacionamento...".
Nem a própria CMC seria capaz de magicar uma análise tão cega e tão imbecil!!
É difícil de imaginar que,a Cidadania Cascais,após algumas lutas justas contra disparates da CMC,venha amnistiar esta pondo-se contra comerciantes e cidadãos!!!
Se não tivesse lido,nunca acreditaria.
Agora nada mais espero deste Movimento.Sinto-me atraiçoado.
(Quem não acreditar,cique em AQUI e leia)

14-3-08 António Lobo de Villa.

Anonymous said...

Calma tambem não é tanto o problema é que as lojas de Cascais são de meia duzia de homens fortes de Cascais que jogam monopolio com a Vila... um compra outro vende outro aluga...e não têm paciência para a gestão destas mesmas lojas. A culpa não é só destes comerciantes... mas digam-me um investimento que a cmc (escrevo com minuscula porque tenho vergonha da autarquia) tenha feito nos ultimos tempos em prol do comercio, da baixa...etc... NADA não me digam que a vela, O moda lisboa trazem nalguma coisa para o concelho...se pensam que sim então não percebem nada disto, não há retorno...
Os comerciantes estão constantemente pressionados por alguem ( cmc, Asae ainda hoje andaram aí) e estão desmotivados...
Alguem sabe onde há uma casa de banho publica em Cascais?
resposta atras do Visconde da Luz...suficientemente escondida para ninguem lá ir(proposito????) e foi feita em troca de um estacionamento gratuito em pleno jardim público... vergonha!!! um exemplo do que se passa em Cascais...alguem viu uma sinalização desta casa de banho???? na porta muito pequena( o sinal não a porta) já agora e os baloiços que o Visconde da Luz exigiu que existissem para passar o terreno para a cmc conforme está no arquivo desta... investiguem.. pois falat jornalismo de investigação nesta terra...

Autor de um post apagado que se vai passar a chamar ...
Luis AnDRade ÕlivEiraS

Anonymous said...

lindo

Anonymous said...

O documento enviado á cmc diz, não á especulação imobiliária, oque eu acho bem,mas depois nas medidas não propõem nada,é só :horários das lojas,cargas,lixo,trânsito,policiamento,...igualzinho ao que esta cmc faz para ter mais multas e mais ASAES.Onde está a especulação imobiliária de que falam?
Vocês estão é a preparar a saída do Capucho para se meterem lá.

Zé Maria,Malveira dos Bois

Anonymous said...

Luís Andrade Oliveira,a quem o comentário foi apagado:
veja o "post" de 10-3-08 "alterações ao PDM"
E não se deixe "apagar",continue,um Blogg é isto mesmo,LIBERDADE DE EXPRESSÃO,por muito que custe a alguns dete Blogg.

14-3-08 Lobo Villa

Anonymous said...

Cascais já não é aquilo que nunca foi. Vive de nomes e a olhar para o umbigo, sem perceber que o seu peso enquanto região depende cada vez mais da criatividade, do trabalho sério, profissional e com objectivos, de politicas e protagonistas determinados na mudança e com capacidade para entender o complexo mundo que nos foi oferecido viver. Estou plenamente de acordo com quem põe o dedo na ferida e denuncia um facto evidente: os "bloguistas da cidadania" não conseguem ir mais além do que pedir às instituições que façam aquilo que seria expectável ser a sociedade civil a fazer. Está tudo dito. Mais do mesmo. Todos sentados na poltrona a teclar a pole position para a campanha eleitoral que os bons lugaritos vão estar a concurso para o ano que vem.
Uma desilusão tão grande como grande foi a ilusão que António Capucho seria a luz da salvação. Já veio tarde. E ainda por cima cansado.

João Fragoso

Anonymous said...

Não se percebe o comentário anterior.Numa coisa única tem certamente razão:"mais do mesmo".
Capucho foi "convidado" a continuar,e,naturalmente que aceitou,apesar de já ter dito públicamente que não.É a "má notícia".Para Cascais.Porque o PSD que se dane,com as suas lutas internas.Cascais não tem culpa.Mas vai aturar os disparates urbanístico-imobiliários de Capucho por mais um mandato?
E os mentores do blogg Cidadania-Cascais o que vão fazer agora?.Mesmo ficando de fora?(ou será que vão entrar? Na CMC,claro)
E os bloguistas,como o anterior, vão continuar a pensar que haverá "uma luz da salvação?"(um novo Capucho ou um D. Sebastião?).
Um novo partido (um MEP),que arrebanhe os destroços PSD/CDS ?
Desenganem-se...

16-3-08 Lobo Villa

Anonymous said...

e vão se juntar a esta malta que nos chamou terroristas urbanos?????? e eles são o quê? O pior de tudo é que ele pensa que fez um bom trabalho!!!!!! lindo só mesmo este país...o que eu acho é que de a uns tempos para cá estão sempre os mesmos... custa porque parece que os cascaenses não se importam com a sua terra. e eles riem-se a nossa custa... pensam que com um hospital novo ganham as eleições... e o problema é que talvez ganhem
Luis AnDRade ÕlivEiraS

Anonymous said...

Desculpem... mas só consigo responder assim...não tenho o codigo para escrever no blog.
Vou assumir as dores e defender a «classe» já que outros não o fazem.
Penso ser uma loucura pôr grande parte das culpas do estado da baixa de Cascais e arcadas do Estoril nos comerciantes...não estamos a falar do estado do comércio pois não?
Então não dão condições ao comércio e a culpa é nossa!!!! onde estão os sanitários públicos, indicações do estacionamento de Cascais, das ruas arranjadas, dos jardins atraentes e equipados convenientemente, das festas populares que atraíam muita gente e que a CMC aboliu? Onde está a facilidade em investir nos ditos centros urbanos, onde está a animação que a CMC não proporciona?... Depois querem lojas arranjadas, modernas e montras elaboradas? Cargas e descargas de madrugada é ideia absurda, ridicula e só esta ideia descrebiliza completamente este estudo e esta iniciativa. Como querem que cheguem os produtos às nossas lojas de MADRUGADA? Surge depois a ideia de abrir mais tarde para fechar mais tarde. É esta a ideia da AECC, como defendeu o seu presidente em recente entrevista???? Como? Sem policiamento, sem luz, sem nada que traga as pessoas a Cascais? Acredito que pode haver uma desmoralização dos empresários destas zonas e não só...mas não é mandando a ASAE atrás de nós que vão moralizar estes empresários....Concordo que se faça um estudo rigoroso - não assim - para apurar as causas da falência das lojas que abrem em Cascais (questão essa sim preocupante)...isso é que a CMC e a AECC deviam fazer... e não usar sugestões deste género.
Acredito também que devia ser este o papel da AECC: defender os empresários e tentar descobrir meios de desenvolver estas zonas e não responsabilizar o mais fraco desta situação. Cidadania precisa-se mas não assim....depois de bons trabalhos segue-se infelizmente um péssimo exemplo de intervenção.

Eduardo Santini

Anonymous said...

Até que enfim que aparece alguém deste Blogg a criticá-lo e a pensar pela sua cabeça! E que leu a proposta enviada ao Pres da CMC,que deita abaixo comerciantes e cidadãos de Cascais.
Parabéns Eduardo Santini,assim vale a pena manter este Blogg.

26-3-08 Lobo Villa

Anonymous said...

É POSSÍVEL RESSUSCITÁ-LOS!
MAS É PRECISO UMA APLICAÇÃO DIFERENTE DAS VERBAS PROVENIENTES DO CASINO!
E DIZER ‘NÃO’ À ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!


Quando li este título no estudo proposto, pensei que algo seria de diferente e que estava perante um texto que abordasse a problemática do “cinzentismo” em que vive Cascais... embora reconheça que o termo “salvar” peque pela prepotência.

Independentemente da minha opinião, elogio a pró-actividade na tentativa de influenciar e alterar o “status quo” existente no nosso concelho.

Contudo, o estudo peca pela divagação e desconhecimento da realidade empresarial e comercial, nomeadamente do Estoril e em particular das Arcadas, lado Poente, cuja fotografia ilustra o vosso artigo no Jornal da Região. Para os autores do estudo a “Revitalização das Arcadas do Estoril”, passa pela “remodelação completa dos cafés e esplanadas” isto meus senhores, para quem não conheça a realidade pensa que cafés e esplanadas mantém-se idênticos a 1925. Pelo exterior, talvez, mas os proprietários destes estabelecimentos tem efectuado um grande esforço e investimento para se actualizarem face às novas exigências quer ao nível de produção, armazenamento e espaço para clientes.

Posso adiantar que em Janeiro de 2007, a calçada da esplanada foi alvo de um restauro, que passou pela alteração do sistema de drenagem, e polimento das pedras originais que compõem a calçada, com o objectivo de preservar esse património.

O mobiliário das várias esplanadas foi totalmente remodelado em 2005. Quanto às “novas valências como música ao vivo”, desde 2004, que durante os meses de Verão procuramos ter musica ao vivo, pelo menos uma vez por semana. Os custos são suportados pelos cafés e restaurantes com o apoio da Câmara e Junta de Turismo, contudo gostava de ter a oportunidade de vos apresentar os custos para uma actuação ao vivo, bem como as exigências em termos de licenciamento.

Quanto à “requalificação das fachadas dos edifícios das Arcadas”, estas foram alvo de uma intervenção de restauro e conservação em finais de 2006.

Na minha opinião antes de divulgar sugestões, deveremos procurar ouvir os vários actores envolvidos na acção, de forma a apresentar uma boa identificação dos problemas e possíveis soluções ajustadas à realidade com que todos nos debatemos no dia a dia.

Assim, endereço o convite a V. Exas. para que oiçam os ditos comerciantes, se desejarem comecem pelas Arcadas do Parque, e por exemplo, oiçam o que tem a dizer relativamente aos postos de combustíveis e qual o seu impacto na segurança nocturna.

Bom trabalho

Miguel Ferreira Lima

Anonymous said...

Este documento S.O.S Cascais(...),aqui publicado (e no Jornal da Região),tem três capítulos,sendo o último "E DIZER NÃO Á ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!"
Embora com mais comentários,ainda não vi um único sobre este assunto da especulação,tirando a observação acima, do Zé Maria da Malveira.De facto atacam-se os comerciantes com horários,licenças...em suma,ASAES.

Especulação é : Estoril-Sol,Montrose,Miramar,edifício-fantasma da Estação,Titanics etc.
Sobre este assunto não vi mais nada neste, triste Blogg...

30-3-08 Lobo Villa