Monday, September 29, 2008

Residência Sénior p/ Professores em Carcavelos – 29 Set. 17h

In Imprensa Cascais:

«Na próxima segunda-feira, dia 29 de Setembro, pelas 17H00, a Câmara Municipal de Cascais e a Associação de Solidariedade Social dos Professores levam a efeito a cerimónia que marca o arranque das obras da Casa do Professor – Residência Sénior, na Rua Pedro Álvares Cabral, em Carcavelos.

Desenvolvendo-se em terreno cedido pela Câmara Municipal de Cascais em regime de direito de superfície e com projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura, este equipamento vai disponibilizar a valência de lar aos membros da entidade promotora, a Associação de Solidariedade Social dos Professores.

A Associação de Solidariedade Social dos Professores compromete-se a reservar uma quota de 51 por cento a favor dos seus associados idosos residentes no concelho de Cascais. Deverão ainda ser privilegiados aspectos inovadores, como sejam o alojamento temporário em casos como: isolamento ou ausência de suporte familiar; necessidades de cuidados médicos globais que não exijam internamento hospitalar. A Residência Sénior de Carcavelos terá capacidade para receber 41 utentes e está orçada em dois milhões de euros, devendo a obra estar concluída até ao início de 2010.

Com cerca de 12 mil sócios, a Associação de Solidariedade Social dos Professores já tem em funcionamento dois lares: um no Porto e outro em Setúbal. Em breve entrará em funcionamento uma nova residência em Aveiro.

Local da Cerimónia: Rua Pedro Álvares Cabral, em Carcavelos (traseiras do Hotel Riviera)

1 comment:

Anonymous said...

Gosto imenso dos pormenores jurídicos “…desenvolvendo-se em terreno cedido pela Câmara Municipal de Cascais em regime de direito de superfície” e do detalhe de pastelaria fina “…e COM projecto DO Arquitecto Eduardo Souto Moura”. É a cereja em cima do bolo…

Não bastava anunciar a construção de um equipamento essencial ao bem estar da comunidade e aproveitar para enaltecer quem o promove ou tornará possível? Bastava… mas não era suficiente.
Faltava aquilo a que os papalvos que “montam” estas noticias chamam mais valia-cultural e a que eu chamo simplesmente PROPAGANDA.

A coisa é já tão enraizada nas Câmaras ditas esclarecidas e atentas ao fenómeno da BOA arquitectura, que nem se dão conta da pressão enorme que é exercida sobre quem tem a responsabilidade de elaborar o projecto. Ao elevar o arquitecto à categoria de um deus infalível esquecem-se, ou não sabem, que um projecto é ainda, e apenas, uma ideia. que só a obra revelará, ou não, a sua qualidade enquanto Arquitectura.

Isso não interessa nada. Lançam-se uns nomes sonantes e os papalvos, agora os de cá, embucham com tanto vigor cultural e sabedoria demonstrado pelos seus dirigentes. E de caminho ficam saber que à erudição do seu lider e dirigente só outro nome de igual gabarito e inteligência poderá assomar-se.
Não que o Souto Moura tenha alguma culpa do abuso a que sujeitam o seu nome. Ele próprio se queixa disso. Nem precisava. A curvatura das suas costas revela bem o quanto políticos e promotores gostam de brincar às cavalitas.