Friday, March 21, 2008

Acções de Voluntariado





Uma iniciativa que vale a pena divulgar é a acção "Oxigénio", uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da Secretaria de Estado do Ambiente, que conta com a participação de todos nós em prol do ambiente. Para inscrever-se basta ir ao site:




Aqui vai o texto de apresentação da iniciativa presente no site:



"O Oxigénio é um plano de promoção e defesa da Natureza e da biodiversidade no Concelho de Cascais.

Tem como objectivo recuperar, manter e abrir à visitação um extenso arco de território que une a costa atlântica ocidental acima do Guincho até à proximidade da Vila de Cascais, passando pelas encostas da Serra de Sintra voltadas a Sul. Este território, com cerca de 1300 hectares praticamente contíguos, compreende três grandes unidades de paisagem características do Concelho: Litoral da Roca, Serra de Sintra e Abano-Penha Longa.

O projecto Oxigénio vem também responder às exigências do crescente mercado voluntário do carbono e do emergente mercado voluntário para a biodiversidade. Assim, os seus objectivos centrais são:
Aumentar a sensibilidade dos cidadãos e empresas para as questões ambientais, sobretudo as relativas à emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE).
Possibilitar acções concretas e simples de compensação das suas emissões.
Possibilitar à empresa ganhos na sua imagem como resultado das acções em prol da qualidade do ambiente.
Permitir o posicionamento estratégico no emergente mercado da biodiversidade, lançado recentemente no âmbito da iniciativa Business & Biodiversity.
Promover a biodiversidade nas áreas protegidas, preservando a floresta autóctone da região.

Para alcançar essas metas, o Oxigénio visa o envolvimento da sociedade civil, empresas privadas, instituições públicas, em acções de voluntariado a favor da conservação da Natureza, como a plantação e manutenção de árvores, protecção e recuperação de solos, limpeza e recuperação de ribeiras, erradicação de espécies invasoras, etc.

As empresas e instituições podem aderir ao projecto no âmbito do seu posicionamento estratégico (responsabilidade social/ambiental) ou como forma de compensação das suas emissões anuais de carbono.


Já o público em geral poderá envolver-se através da participação em acções de voluntariado previstas no Plano de Gestão da Biodiversidade da Cascais Natura. Haverá ainda a possibilidade de participar através da doação ou apadrinhamento de uma árvore ou de um hectare de bosque.

A Cascais Natura é responsável pela gestão de todo o projecto, propondo e operacionalizando as acções de gestão florestal, planificando as necessidades no terreno de acordo com a percentagem de mitigação das emissões de cada empresa e dinamizando directamente as relações com os envolvidos. Caberá também à Agência escolher os terrenos de plantação e monitorizar periodicamente o local. "



"Envolva-se"

http://www.cascaisnatura.org/Default.aspx?ID=727

Seja também um super-voluntário! Envolva-se em acções de conservação de promoção da Biodiversidade.


O público em geral poderá envolver-se no Oxigénio participando nos dias abertos ao voluntariado. Estão previstas acções de protecção e recuperação dos solos, erradicação de espécies invasoras, como a acácia (Acacia sp.) e o chorão (Carpobrotus edulis), limpeza e requalificação de ribeiras, limpeza de matos, plantações e beneficiação da regeneração natural da vegetação autóctone, entre outras actividades.


O envolvimento nestas acções é voluntário, e tem como objectivo possibilitar o contacto directo com a Natureza, promovendo assim a consciência ambiental.
O calendário das futuras acções vai seguir o Plano de Gestão da Biodiversidade da Cascais Natura e será brevemente disponibilizado neste site. O Plano de Gestão contempla, entre outros: a análise dos habitats e seu estado de conservação, a determinação das zonas de intervenção prioritárias, a tipificação das acções e respectiva metodologia e a capacidade de suporte do meio."



Para inscrever-se basta "clicar" na hiperligação do texto onde diz: "sociedade civil, empresas privadas, instituições públicas", ou na "público geral"


As primeiras acções decorrerão nos dias 5 e 6 de abril e nos dias 31 de maio e 1 de junho.



Vamos todos participar? Fica a sugestão!



1 comment:

Anonymous said...

A Agência Cascais Natura,cumprindo as directivas da UE deve sensibilizar os cidadãos para a salvaguarda do Ambiente.A começar pelos autarcas de Cascais e pelo seu presidente o sr Carreiras(que nos chamou "terroristas")em cujo mandato se fez(fará) o maior derrube de árvores de que me lembro!Parque Palmela,Chalet Monterose,Hotel Miramar,Museu do Mar(derrubes em curso),anúncio de construções várias no Mercado,só os mais gritantes.Fora as da via pública,indescritíveis.Nos jardins particulares são diários os abates,as ocupações de logradouros etc,perante a passividade da CMC.
Plantar árvores no Parque ,aonde há milhares,claro que sim,mais uns milhares só fazem bem!
E na urbe,proteger as poucas que restam sr Carreiras?Não há falta de oxigénio no centro de Cascais/Estoril?

21-3-08 Lobo Villa,Terrorista Urbano.