Friday, March 21, 2008

Provisório & definitivo



A estação ferroviária de Cascais nunca foi um apeadeiro, mas a verdade é que, ao longo dos últimos anos, foi essa a imagem que se apoderou dela.

Não obstante ser ponto de partida e de chegada de uma linha fulcral para a Grande Lisboa e de servir diariamente largos milhares de pessoas e um território com aptidões turísticas, a experiência de esperar um comboio nesta estação tornou-se um desconsolo para os olhos. A começar pela visão das faixas laterais deixadas ao deus dará, ao jeito (bem português, infelizmente) de provisório que se transforma em definitivo. Talvez devido ao entendimento (bem português também) de que as estações de transportes públicos são lugares de passagem, razão pela qual não valerá muito a pena investir nelas nem na sua manutenção.

A Refer tem ali em curso, até ao mês de Junho, uma empreitada de substituição de AMV’s (aparelhos de mudança de via) e de beneficiação das linhas. Oxalá esta seja uma oportunidade para que a estação de Cascais deixe de ter essa triste imagem de desmazelo e faça valer os seus pergaminhos, que os tem, naquela que é umas das linhas ferroviárias historicamente mais ricas a norte do Tejo.


Créditos imagem: vista aérea da estação, Arquivo da CP; faixa lateral do cais de embarque antes dos trabalhos actualmente em curso

4 comments:

Anonymous said...

Não entendo o seu comentário.
Na foto vejo uma faixa de terra e algumas ervas.Será que a Terra e as Ervas são PORCARIA ?? Preferia pedraria ou alcatrão,isso é que seria LIMPO para si? Impermeabilizar a terra toda é que é "limpeza"? E as águas pluviais vão para onde se alcatroarmos tudo?
Quando passar por ali outra vez lembre-se:aquelas terras e ervas são apenas um pouco de NATUREZA á vista...E ainda bem!
Santa Páscoa.

21-3-08 Lobo Villa

Maria Amorim Morais said...

Caro Lobo Villa,

Para que não se gerem equívocos: em primeiro lugar, e se leu o post com atenção, viu com certeza que em nenhum momento se defendeu, ou sugeriu, o uso de mais betão ou alcatrão. Aliás, estranho seria se o tivesse feito.
Em segundo lugar, e se reside em Cascais ou visita Cascais com frequência, sabe com certeza que os terrenos que refiro (e agora em obras) estavam infelizmente bem longe da ideia bucólica de natureza a reclamar o seu espaço. Aliás, e dado o tipo de materiais que estavam ali depositados, pouco verde se vislumbrava. Oxalá esse verde surja depois destas obras e que esses terrenos deixem de ter a imagem de vazadouro que tinham até aqui.
Votos de uma Boa Páscoa.

Anonymous said...

Cartão de visita Rasca.

Para uma vila de aptidão turistica, nomeadamente para um cliente gama Alta, a chegada a Cascais é um choque.
Imagino o Turista que depois de uma viagem absolutamente linda, desde Lisboa, desembarca em Cascais, numa estação degradada e de manutenção duvidosa.
A primeira imagem é um prédio gigante (comparando com os restantes) abandonado.
Uma imagem postiva da nossa vocação turistica de bem-receber.

Anonymous said...

Cara Maria Amorim Morais:
Agradeço a sua resposta.Mas quando criticamos uma coisa devemos propor uma alternativa a essa coisa.A faixa lateral em terra(na Foto),é de trabalho,não pode ser "verde" nem é um vazadouro(não vi lixo).E em terra deve permanecer.Foi apenas o que disse.
Não vejo degradação de maior na Estação.Á volta sim,como diz o anterior,aquele prédio gigante mais o Titanic!Isto sim é degradação!Da Paisagem ,da qualidade de vida,a sobreocupação em betão,os engarrafamentos,o stress...naquelas apertadas ruas.É isto que devemos criticar.

25-3-08 Lobo Villa